quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

TRAIÇÃO UMA ARMA DO INIMIGO

E depois disto aconteceu que se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, cujo nome era Dalila.

Então os príncipes dos filisteus subiram a ela, e lhe disseram: Persuade-o, e vê em que consiste a sua grande força, e como poderíamos assenhorear-nos dele e amarrá-lo, para assim o afligirmos; e te daremos, cada um de nós, mil e cem moedas de prata.
Juízes 16.4,5


E sucedeu que, importunando-o ela todos os dias com as suas palavras, e molestando-o, a sua alma se angustiou até a morte.

E descobriu-lhe todo o seu coração, e disse-lhe: Nunca passou navalha pela minha cabeça, porque sou nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem.

Vendo, pois, Dalila que já lhe descobrira todo o seu coração, mandou chamar os príncipes dos filisteus, dizendo: Subi esta vez, porque agora me descobriu ele todo o seu coração. E os príncipes dos filisteus subiram a ter com ela, trazendo com eles o dinheiro.

Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e rapou-lhe as sete tranças do cabelo de sua cabeça; e começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força.
Juizes:16:16-19

Para a maioria das pessoas, a traição está somente ligada ao sexo, à ação de uma esposa infiel, ou de um marido desleal. No entanto, a traição está operando em muito maior escala do que apenas no aspecto sexual.

O termo traição pode ser entendido como deslealdade, desapontamento da expectativa de alguém; é desvendar os segredos de outrem, entregar um amigo aos seus inimigos, distanciamento; é também decepcionar um amigo além de ser contada como engano e infidelidade, perfídia, desonestidade. A traição é baseada na mentira. É um dos piores, se não o pior golpe que alguém pode receber de um amigo ou de uma pessoa que se considera ou que se ama.

Aproveitando as situações

O que o diabo mais anseia é destruir a obra de Deus. Seu propósito é usar de todos os meios possíveis para se vingar, porque o seu plano não foi bem sucedido lá no início da criação (Ezequiel 28.15-17).

Então, ele procura atacar com fúria a obra-prima do Criador, que é o homem, criado para louvar, bendizer, adorar e enaltecer o nome do Todo-Poderoso.

Aspectos que Marcam a traição

A traição fere muito porque vem sempre de alguém em quem se deposita confiança. Parece que, em conseqüência desse fato, torna-se difícil perdoar uma traição do que qualquer afronta.

Um fato que bem ilustra o exposto aqui, está registrado no Salmo 55. Davi orava pedindo ao Senhor socorro e fazia um relatório da situação em que se encontrava a cidade de Jerusalém.

O que de fato traz maior sofrimento – Mesmo vivendo aquela situação de tortura, ciúmes e maldades, sem limites, o que mais feriu Davi e abalou seu estado emocional foi a traição de um amigo (Salmo 55.12-15).

Alguns comentaristas afirmam que esse amigo tão chegado de Davi que o traiu foi o seu próprio filho Absalão
(II Samuel 15.1-10).

A língua, um membro indomável – A traição foi deveras um golpe muito forte para Davi. Homem acostumado a enfrentar inimigos valentes e sempre sair vencedor, agora se depara com outra espécie bem diferente de inimigo.

A língua, um membro indomável – O maior exemplo de amor e nobreza, foi o de Jesus, com relação aos seus traidores. Não houve traição pior do que a sofrida por Ele. Um amigo de sua intimidade, participante de seu ministério, foi usado por satanás para traí-lo de maneira vil (Mateus 26.14-16; 42.29).

Uma traição que teve como conseqüência a morte mais vil e mais humilhante que foi a crucificação. Mesmo diante de tanta infâmia e de tanto sofrimento, Jesus teve a grandeza de sentimento liberando o perdão para quem O fez sofrer daquela maneira.

ONDE E COMO A TRAIÇÃO OPERA

A Bíblia registra vários casos de traição. No momento em que o homem despreza os preceitos divinos, ele está dando a legalidade para satanás operar em seu coração.

Atingindo os pontos vulneráveis – Como já foi dito, a natureza humana possui pontos vulneráveis dos quais o inimigo se aproveita para descarregar suas armas.

É uma das armas mais perigosas e a traição, que também é revestida de astúcia.

Almejando poder – Um caso bem marcante de traição, foi o de Saul que intentou por várias vezes matar Davi para não perder o reinado. Até que ele resolveu mudar de tática. Usando de astúcia e de engano, ofereceu sua filha em casamento a Davi, em troca deste tornar-se um filho valoroso para liderar a guerra contra os filisteus.

Assim pensava Saul, os filisteus matarão Davi e eu me livrarei dele, e o poder do reino será sempre meu.
( I Samuel 18.17-22).

A cobiça da riqueza suscita traição – Possuir riquezas é muito bom quando se tem o pensamento voltado para as coisas espirituais e não colocamos o coração nos bens materiais (II Coríntios 6.10).

A mania de possuir riquezas pode levar até mesmo um monarca a aumentar seus bens e para isso não se importar de trair pessoas que lhe devotaram amor e fidelidade.

Foi o caso do rei Assuero que dando ouvidos a uma proposta de Hamã, assinou cartas consentindo a matança dos judeus que habitavam o seu reino, em troca de doação de uma boa quantidade de bens (Ester 3.8-11).

O Sexo e a Traição

A instituição do casamento, que foi determinado por Deus para trazer felicidade e plena realização ao homem, está sofrendo sérias mutações para pior. Os valores absolutos ordenados por Deus (Mateus 19.5,6) estão sendo esquecidos e substituídos por valores relativos, que trazem supostas vantagens ao homem.

A mídia se incumbe de oferecer programas e propagandas indecorosas que desmoralizam o casamento, ironizam a união matrimonial, facilitam os envolvimentos ilícitos, tudo por tíutulo de modernidade e progresso.

A Concupiscência dos Olhos

Ao notar que o fruto era lindo, um verdadeiro deleite para os olhos (Gênesis 3.6), e quem sabe, também, para o paladar, Eva não resistiu.

Da mesma forma, o erro não está no desejar coisas agradáveis aos olhos, coisa bonita, porque a beleza atrai. Mas Eva errou por desejar obter algo que Deus já havia proibido de antemão.

Deus exige obediência completa e o reconhecimento da Sua autoridade. Aquilo que os olhos cobiçam pode ser uma intensa para recair na tentação.



A TRAIÇÃO QUE TERMINOU EM TRAGÉDIA
A Bíblia conta a história de Sansão, um dos mais dramáticos registros de traição, que levou um grande homem de Deus ao nível mais baixo da humilhação. A traição da mulher amada levou Sansão ao ponto mais baixo de sua vida.

Vida Consagrada a Deus

A vida de Sansão foi um milagre. Sua mãe era estéril, não podia conceber. Mas Deus a escolheu para ser mãe de um dos heróis mais valentes do seu povo; o qual livraria Israel das mãos dos filisteus. Esse menino seria nazireu, isto é, consagrado ao Senhor.

A Traição que Levou à Queda

Os príncipes dos filisteus procuravam por todas as maneiras ocasião para dar fim àquele inimigo terrível, pois ele já era conhecido de todos, por sua bravura. Sabendo os filisteus que Sansão estava enamorado de uma mulher filistéia, armaram, então, um plano para sua execução.

As constantes tentativas – É muito perigoso brincar com o pecado. Foi o que Sansão fez. Não vigiou e deixou-se levar pelos caprichos de Dalila que por três vezes tentou obter o seu segredo.

Perseverança no ataque – A cobiça pela grande soma que pagaria a traição, impeliu Dalila a perseverar tentando descobrir o segredo de Sansão, até que conseguiu o seu intento, depois de muitas palavras manhosas e de muitas lágrimas, a força do pecado prevaleceu.

O fim de um herói – Com o segredo descoberto, a astuta Dalila fez Sansão dormir sobre os seus joelhos e chamou um homem que raspou as sete trança da cabeça de Sansão e começou a afligi-lo e retirou-se dele a sua força (Juízes 16.16).

Estava assim consumada a sua tarefa de traição. Certamente, tomada de uma alegria sem par, começou, então a segunda etapa de sua vilania. Acometeram Sansão, vazaram seus olhos, bateram, espancaram e o colocaram para mover o moinho.

A oração poderosa – Após algum tempo, Sansão foi tirado do prisão e levado ao templo do deus Dagon para divertir o povo como fazem os palhaços (Juízes 15.25).

Os filisteus estavam tão felizes com a situação daquele inimigo terrível que nem notaram que os seus cabelos começaram a crescer novamente. Com isso,a sua força também havia voltado. Era chegada a hora da vingança (Juízes 16.19-29).

No templo, em meio à gritaria da multidão, naquela festa idólatra, Sansão fez uma última oração, e Deus a atendeu. Abraçado às duas colunas de sustentação do templo vingou de todos os seus inimigos.

CONCLUSÃO

Será que existe algum cristão que, como Sansão, está tão seguro de sua própria força que brinca com o pecado, por isso, chega muito perto de escorregar?

Pense! Dê um passo decisivo. Se existe algo que você possa fazer para fugir de uma tentação maior, não hesite.

Peça a ajuda do Espírito Santo e não deixe satanás armar ciladas para destruir seu lar e você próprio.

Memorizar: Salmo 119.163

Abomino e odeio a mentira; mas amo a tua lei.



Fonte:EVANGÉLICOS NA HOLANDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar Profetizando A Palavra.
Seu comentário é importante para nós.
Deus o abençoe.