terça-feira, 1 de setembro de 2009

DEUS RESISTE AOS SOBERBOS

Nabucodonosor o rei que virou bicho devido sua soberba

A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. (Pv 16.18)

Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. (1Jo 2.16)


Na Bíblia Sagrada aprendemos com a ajuda do Espírito de Deus, importantes lições, e uma delas é que Deus rejeita aqueles que se portam com altivez. A Palavra de Deus está cheia de textos, que mostram, o quanto Deus abomina a soberba e também o resultado de alguns que não deram ouvido a orientação divina quanto sua conduta. E a todos Deus dando a chance de arrependimento. "Alguns se orgulham das vestes, outros da sua raça, outros da sua situação na vida, outros da sua aparência pessoal e outros do seu estado de graça diante de Deus". A última mencionada é a pior forma de orgulho, porque representa a corrupção daquilo que é mais alto e precioso na vida. Deus odeia o orgulho, e quer libertar o homem deste pecado. Quando alguém perguntou a um sábio o que fazia o grande Deus, ele respondeu: "Sua ocupação inteira é erguer os humildes e rebaixar os orgulhosos". Na Bíblia, existem muitas advertências contra o orgulho (Sl 10.2; 73.6; Pv 28.25;). Encontramos ilustrado na vida de alguns personagens da Bíblia o orgulho: Faraó (Ex 5.2), Naamã (2Rs 5.11), Nabucodonosor (Dn 4.30), Belsazar (Dn 5.23).

Não podemos esquecer que o orgulho sempre precede a queda. É como um prédio que é levantado vários andares além do que os alicerces permitem. O orgulho é coisa horrível, pois as pessoas pensam estar acima de tudo e de todos, olham sempre para baixo e nunca para cima. Tomemos cuidado com este sentimento! Quem é orgulhoso é também demasiadamente vaidoso e arrogante. E isto corroe quem dá lugar no coração para sua entrada. Lembro-me agora da história de um menino de baixa estatura que queria ser grande. Todos os dias ele pedia para sua mãe medir se ele havia crescido alguns centímetros. Na escola era alvo de gozação dos colegas e isto o chateava muito. Um belo dia ele acordou e alta voz chamava por sua, a mãe desesperada correu para o quarto de menino pensando que algo grave tinha acontecido, mas chegando ao quarto do garoto perguntou o que estava acontecendo, o menino muito alegre exclamou para sua mãe: Eu estou grande mamãe, eu estou grande dizia o menino, pois quando ele acordou olhou para seus pés e estavam fora da cama. A mãe com muita calma disse ao seu filho. Meu filho você não cresceu, só está atravessado na cama. Assim acontece com algumas pessoas que querem ser grandes, até crescem, mas de forma errada e sem base, como as hastes de trigo que crescem tão alto, mas suas cabeças são ocas.

Quantos que por ostentarem um título, cheios de soberba desprezam os outros, Jesus não estava preocupado com posições ou títulos, até deram alguns para ele, mas seu alvo principal era os necessitados, os humildes. Portanto, aquele que se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no Reino dos céus
(Mt 18.4).

Conta-se que um relógio de pulso pequeno invejava o relógio da cidade, numa posição tão alta. "Gostaria de estar lá em cima, onde poderia melhor servir às pessoas", dizia. A sua vontade foi cumprida, e uma vez elevado a tão grande altura, eis que já não era visível. Sua posição alta destruiu a sua utilidade! Essa parábola ilustra o fim daqueles que querem ser "grandes".

Deus de forma amorosa permite que humilhações dolorosas abatam o nosso orgulho, e assim nos salva da destruição que se segue após a soberba. Alguns se quebrantam, e assim escapam à humilhação. Outros se exaltam, sofrem humilhações e finalmente são humilhados como no caso do rei da Babilônia Nabucodosor.

Reflita sobre sua vida, e lembre-se Deus abate os soberbos, mas da graça aos humildes.

Porque melhor é que te digam: Sobe para aqui, do que seres humilhado diante do príncipe a quem já os teus olhos viram. (Pv 25.7)

E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado. (Mt 23.12)

Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado. (Lc 18.14)

Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. (Tg 4.10)

Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte, (1Pe 5.6)


Sola Gratia...

Uilson Camilo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar Profetizando A Palavra.
Seu comentário é importante para nós.
Deus o abençoe.