segunda-feira, 24 de novembro de 2008

SUBSIDIO EBD 4º TRIMESTRE /08

A Bíblia é a Palavra de Deus - Márcio Klauber Maia

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça” 2Tm 3.16

O nome “Bíblia” vem do grego “biblion“, que significa: rolo pequeno de papiro, e é o diminutivo de “biblos“, que significa: “folha de papiro preparada para a escrita. É uma referência ao material utilizado para a escrita pelos primeiros escritores do texto sagrado: o papiro.

A Bíblia inteira foi escrita num período que abrange cerca de 1600 anos. É uma obra de cerca de 40 autores, dos mais distintos e remotos lugares, das mais variadas profissões: de humildes agricultores, pescadores até renomados reis, os quais habitaram em 3 continentes: Ásia, África e Europa, e escreveram em 3 idiomas: hebraico, aramaico e grego.

A Bíblia não é apenas um livro importante, mas a única fonte confiável para conhecer a Deus e compreender seus propósitos. Ela não contém, apenas, a palavra de Deus, mas é a própria fala de Deus aos homens; não relata, apenas, a verdade, mas é a única verdade; não registra, apenas, um conjunto de regras, mas é o único manual de regra e prática. Assim sendo, a leitura, estudo e meditação da Bíblia não é somente importante, mas indispensável para todos os que querem conhecer a Deus e saber a sua vontade.

Para destacar o seu valor e importância para a humanidade, a Bíblia é apresentada através de diversos títulos, tais como: “Escritura” (Mc 12.10) ou “Escrituras” (Mt 21.42), “Sagradas Escrituras” (Rm 1.2); “Sagradas letras” (2Tm 3.15), “oráculos de Deus” (Rm 3.2) ou, simplesmente, “Palavra de Deus” (Mc 7.13). Há também muitos símbolos, que destacam a utilidade da Bíblia, tais como: “semente” da qual nascemos (1Pe 1.23); “luz” pela qual somos guiados (Sl. 119:105), “alimento” pelo qual somos nutridos (Ef. 2:20); “fundamento” sobre o qual somos edificados (Ef. 2:20) e “água”, que lava e purifica (Ef 5.26), entre outros.

1.Revelação

O homem, sendo limitado e finito, não tem condições de alcançar as verdades a respeito de Deus, que é infinito e ilimitado. Para que o pudéssemos conhecer, o próprio Deus deu-se a conhecer, o que chamamos de revelação. Uma definição de revelação é(1): “o desvendamento que Deus faz de si mesmo, girando em torno da pessoa de Jesus Cristo, através da criação, da história, da consciência humana e das Escrituras. Ela é dada através de conhecimentos e de palavras”. Clique aqui para ler o texto completo »

converter em pdf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar Profetizando A Palavra.
Seu comentário é importante para nós.
Deus o abençoe.