segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

DOUTRINA INABALÁVEL


Por Uilson Camilo


A doutrina é a base fundamental do cristão. 




Estamos atravessando momentos em que pregadores têm se preocupado em fazer movimentos. Os cultos têm se tornado verdadeiros aparatos de cânticos e até de shows evangélicos, gerando uma igreja sem firmeza e sem uma postura definida diante do Senhor Jesus Cristo.

No Sermão da Montanha vemos que os discursos de Jesus eram doutrinários. Em Mt 7.28-29; o próprio povo reconhece: "E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou de sua doutrina, porquanto os ensinava com autoridade e não como os escribas".

Desde os antigos tempos, a doutrina serve como ordem divina para guiar o povo. Deuteronômio 32.2 apresenta um cântico de Moisés, que começa assim: "Goteje a minha doutrina como a chuva, destile o meu dito como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva". Quando vamos a uma horta, encontramos plantas de diversos tamanhos. Existem aquelas que o hortelão, ao regar, pode deixar cair água bem forte, pois além delas resistirem ajuda no crescimento; porém, há na mesma horta plantas que precisam só do chuvisco tanto para se refrescarem como para crescerem. Assim também é a doutrina na igreja. Ensino ministrado com amor, procurando fazer com que os crentes cada gota sem prejudicar seu crescimento espiritual.

Em Jo 7.16-17, o Senhor disse: Jesus respondeu e disse-lhes: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina, conhecerá se ela é de Deus ou se eu falo de mim mesmo.

Ora, a doutrina bíblica não espanta o povo, antes une a Igreja e dá crescimento à obra de Deus.

O apostolo Paulo sempre se preocupou com a doutrina na Igreja. Em seus escritos, podemos observar que os cooperadores tinha que dar exemplo ao povo (1Tm 4.16; Tt 2.1;).

A doutrina não é uma imposição que obriga o crente a um critério. Pela libertação do pecado que o escravizava, o crente, uma vez liberto e justificado, pode guardar no coração a doutrina, recebendo cura para toda cicatriz do pecado e ganhando integração com a graça de Deus. A doutrina trás a Igreja os adornos do Espírito Santo, os dons espirituais que a identifica. Temos hoje Igrejas tão modernas que nas orações, pouco se escuta um glória a Deus, um aleluia e muito menos falar em línguas.Isto porque a doutrina tem deixado de existir, o que é um perigo!

Não estamos no tempo de nos acomodar. Vamos levar o povo a pastagens verdes (Sl 23.2).

Os ventos de doutrina provocam quedas, desarranjos e desconforto espiritual (Ef 4.14). Bom é que o coração seja fortalecido com graça, e não com manjares que nada aproveitam os que eles se entregam (Hb 13.9). "Na doutrina, mostra incorrupção", Tt 2.7.


 

2 comentários:

  1. A paz do Senhor servo de Deus.Quero parabeniza-lo pelo trabalho que se tem realizado em seu blog e pelo compromisso que tens primado com a paavra de Deus.Que o Senhor possa continuar lhe abençoando em todos os âmbitos de seu ministério e família.
    A PAZ DO SENHOR.

    ResponderExcluir
  2. Meu irmão muito obrigado pela sua visita em meu blog, e também pelas confortantes palavras Deus te abençoe ..
    Uilson Camilo

    ResponderExcluir

Obrigado por acessar Profetizando A Palavra.
Seu comentário é importante para nós.
Deus o abençoe.