quarta-feira, 28 de outubro de 2009

REFLEXÃO BÍBLICA


Marcos 10:46-52 - "...E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo que era Jesus, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim. E muitos o repreendiam,... mas ele clamava cada vez mais... E Jesus, parando, disse que o chamassem;... e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama. E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus. E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho."

Vamos ler o que não está escrito? Havia uma crença bastante arraigada no povo judeu naquela época que a maioria dos males (cegos, os amputados, os paralíticos pelas mais variadas causas) que afetavam os seres humanos era consequência da interferência de maus espíritos ou de um desconhecido sistema de pagamento por pecados antigos deles e/ou de seus pais e por consequência disso, o destino das pessoas que tinham qualquer deficiência era esmolar para conseguir sobreviver acabavam expostos pelos caminhos, ruas, logradouros e praças públicas.

Sabemos que os cegos desenvolvem como uma forma de compensação sensorial a audição e creio que devido a isso, mesmo com sua dificuldade física (a cegueira) acabou ouvindo Jesus no meio da multidão e como não se bastasse, os "mais crentes" o repreendiam a fim de calá-lo para não atrapalhar ordem do culto, mas o desespero do cidadão Bartimeu era tamanho que, a sensação que ele deixa é que, parace que havia somente ele e Jesus na cena. A bíblia relata que a fama de Jesus percorreu por todos os lados e claro que o cego de Jericó também deve ter ouvido tal história. Imagino que sua oração mais presente deveria ser. "Senhor, deixa-me ter com esse Jesus que faz milagres, quem sabe Ele me faz ver. Não aguento mais essa discriminação e descaso das pessoas. A humilhação de pedir esmolas é grande, mas se for para pedir mesmo, eu quero pedir para VER e ter uma vida digna." Quando Cristo chama o cego, ele larga tudo que tem, sua capa, e vai ter com Cristo.

A conversão de alguns de nós (conversão de coração, porque convencidos de mente tem um monte espalhados pela cidade), apenas nos converteremos se, e somente se, após perdermos nossos 'deuses', o que temos de mais precioso, seja namorada, esposa, faculdade, emprego, família, bens e até partes do corpo etc. Não sei se é Jesus que faz isso propositalmente para nos mostrar que Ele é nosso único Deus ou se é um processo natural da desgraça própria em querer governar nossas próprias vidas. Mas o certo é que grande parte de convertidos hoje precisam sofrer para chegar a Cristo.

Mas eu te pergunto porque isso ocorre? Porque não procuramos Cristo antes desse sofrimento? Posso deixar pelo menos um impressão do que penso: isso ocorre porque duvidamos de todo e qualquer tipo de demonstração de amor a nós oferecidos porque sempre estamos desconfiados de tudo e todos; não haveria tanto sofrimento se houvesse gente cuidado de gente. Jesus mesmo disse que seríamos conhecidos pelo amor dispensado uns aos outros e não pelo egoísmo individual. Claro que existem outros que ao serem chamados por Cristo, foram sem sofrimento, mas falando de mim, conheço poucos. Mas e você, ama a Deus e as pessoas como Cristo as amou ou ama a si mesmo e suas coisas? Em qual dos dois grupos quer estar? Você está sendo sincero com Deus ou mesmo em oração acha que pode esconder o que você vem fazendo de errado? O cego quer ver, você quer paz e Cristo quer os dois, mas o cego largou a capa e você vai largar o pecado para seguir a Cristo?

Nelson Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar Profetizando A Palavra.
Seu comentário é importante para nós.
Deus o abençoe.