terça-feira, 13 de julho de 2010

Verdade, bondade e utilidade – Os 3 crivos de Sócrates

http://heroworkshop.files.wordpress.com/2009/11/socrates.jpg 
Um dia, quando Sócrates conversava com seus discípulos em Atenas, um homem aproximou-se e, puxando-o pelo braço, lhe disse:
- Precisamos conversar em particular. Tenho uma coisa urgente para lhe contar.
Sócrates respondeu:
- Espere um pouco. Você já passou isso que vai me dizer pelos três crivos?
- Como assim? Que crivos? – Espantou-se o homem.
- O primeiro é o crivo da
verdade. Você tem certeza de que o que vai me contar é verdade?
- Certeza não tenho, mas muita gente está falando, então...
- Bem, se não passou pelo crivo da verdade, deve ter passado pelo da
bondade. O que você está prestes a me dizer é algo bom, não?
O homem hesitou.
- Bom não é. Muito pelo contrário.
- Se talvez não seja verdade, e com certeza não é bom, resta o terceiro crivo. Há alguma
utilidade no que você quer me contar?
O homem pensou um pouco.
- Não sei bem, acho que não...
- Neste caso, se sua história não é
verdadeira, nem boa, nem útil, não perca seu tempo contando-a, pois nenhum proveito pode-se tirar dela -, disse o filósofo, encerrando a conversa.


Recebido via email

Um comentário:

  1. AMADO IRMÃO TENHO INICIADO UM BLOG PEÇO A SUA AJUDA PARA MELHORAR A APRESENTAÇÃO DO MEU BLOG COMO INSIRIR CONTAGEM DE VISITANTES
    AMIGOS QUE NOS SEGUEM E PESQUISA
    http://escritorreginaldoccb.blogspot.com.br/
    E ACOMPANHE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PRÓXIMO LIVRO
    E A DIGITALIZAÇÃO DOS LIVROS JÁ PUBLICADOS
    Página de Trabalhos realizados e a realizar, acompanhado de comentário diários do autor:, http://escritorreginaldoccb.blogspot.com.br/

    Email Pessoal: Reginaldo2088@hotmail.com
    Email Alternativo: reginaldoccbsergipe@hotmail.com
    Email Alternativo: reginaldoccbsergipe@gmail.com
    Email Profissional 01 : escritorreginaldoccb@hotmail.com
    Email Profissional 02 : professor_reginaldo_ccb@hotmail.com

    ResponderExcluir

Obrigado por acessar Profetizando A Palavra.
Seu comentário é importante para nós.
Deus o abençoe.