quinta-feira, 30 de abril de 2009

DOUTRINA DA SALVAÇÃO


Por  Uilson Camilo

“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para       salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.”(Rm 1.16).“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”. (Ef 2.8-9)

A salvação começa com Deus, e isto antes da fundação do mundo (Ef 1.3-4; 2Ts 2.13). A salvação não resulta de méritos humanos, e sim, da graça de Deus e da resposta humana da fé. Salvação é palavra de profundo significado. Muitos têm uma concepção bastante pobre sobre a salvação consumada por Cristo, o que às vezes reflete numa vida descuidada e negligente, ela também abrange alguns processos redentores, a saber: redenção, graça, propiciação, justificação, perdão e santificação. Salvação (gr. soteria) significa “livramento”, “chegar à meta final com segurança”, “proteger de dano”.

Não significa apenas o livramento da condenação do inferno, ela abarca todos os atos e processos redentores e transformadores da parte de Deus para com o homem e o mundo através de Jesus.

Cristo é o único caminho ao Pai, a salvação nos é concedida mediante a graça de Deus, manifesta em Cristo Jesus e está baseada na morte, ressurreição e exaltação do Filho de Deus (Fp 2.5-11).

Deus apresenta na Bíblia vários aspectos da salvação, cada um com sua ênfase exclusiva, neste breve comentário destacaremos apenas três destes aspectos que são: Justificação, Regeneração e Santificação.

1 – Justificação.

Justificação pela Fé – foi o grito de liberdade quando, no escuro século 16. iniciou-se a abençoada Reforma, na qual Deus usou Martinho Lutero!

Definição da Palavra: Significa absolvição da culpa cuja pena foi satisfeita, justificação é um termo forense que denota um ato judicial da administração da lei. Esse ato legaliza a situação do transgressor perante a lei e o torna justo, isto é, livre de toda condenação.

Do ponto de vista bíblico, denota estar num relacionamento certo com Deus, Ele declara justo o pecador que pela fé aceita Jesus como seu salvador. Está pessoa passa a ser vista por Deus como se jamais tivesse pecado, isto é mais do que receber uma simples declaração judicial ou legal. Deus perdoa o pecador arrependido, a quem Ele tinha declarado culpado segundo a sua lei e condenado à morte eterna, restaura-o ao favor divino e o coloca em comunhão com Ele mesmo e com a sua vontade.

Não podemos esquecer, de uma grande verdade dentro da justificação, que é a substituição. Sem ela não seria possível a justificação. Jesus tornou-se o substituto do pecador para cumprir a exigência da Lei: pena do pecado. Ele passou pela pena e cumprindo-a completamente. Sendo o sacrifício supremo pelos pecadores, como Cordeiro Divino (Is 53.5; 2Co 5.32).

A justificação nos concede alguns benefícios, algumas bênçãos divinas, quero aqui listar:  

Remissão dos pecados (At 13.38-39; Rm 8.33)

Restauração da Graça de Deus (Rm 3.24; Rm 5.9)

Imputação da Justiça de Cristo (Rm 3.24-28; 1Co 1.30; Fp 2.14)

Paz com Deus (Rm 5.1)

O gozo das Tribulações (Rm 5.3-5)

2 – Regeneração.                                                                                     

Em João 3.1-8, Jesus trata de uma das doutrinas fundamentais da fé cristã: a regeneração, ou nascimento espiritual conforme Tt 3.5. Significa ser gerado novamente, receber vida nova, restaurar, reviver. Sem o novo nascimento ninguém poderá ver o reino de Deus.

A regeneração é a nova criação e transformação da pessoa, é a ação poderosa decisiva e instantânea do Espírito de Santo, mediante a qual Ele recria a natureza interior do pecador arrependido. Por esta operação, a vida eterna da parte do próprio Deus é outorgada ao crente e este se torna um filho de Deus uma nova criatura (1Jo 5.11;Rm 8.16-17;Jo 1.12).

O novo nascimento não é batismo em águas, pois o batismo é um símbolo da regeneração, mas não a produz. Quando Jesus falou de nascer de novo da água e do Espírito (Jo 3.5), Ele não se referiu ao batismo em água, mas usou a água como figura da operação de Deus pela sua palavra (Ef 5.26).

Mediante a palavra de Deus os que aceitam a Jesus pela fé, são feitos novas criaturas. O crente é uma criatura renovada segundo a imagem de Deus. A renovação do Espírito Santo refere-se à outorga constante da vida divina aos crentes à medida que se submetem a Deus (Rm 12.2).

3 – Santificação.

Santificação no grego “HAGIASMOS” significa torna-se “Santo” “Consagrar a Vida A Deus” Se separar do mundo apartando-se do pecado para agradar a Deus, ter comunhão com Ele e servi-lo com alegria.

É através do processo de santificação que o homem regenerado passa ater um relacionamento íntimo com Deus em sua vida diária. A santificação significa uma Separação do Mal (Lv 20.26), uma Separação para Deus (Jo 17.19; Ex 19.5-6).

 É Deus quem santifica, (I Ts. 5.23). No conceito de muitos , a salvação vem de Deus, mas a santificação é um produto da força da vontade própria e do poder pessoal do crente.Quando muitos, por terem esse conceito, não é possível alguém ser santificado neste mundo! “Porém, a Bíblia ensina que Deus é quem nos santifica”.

Conclusão

A salvação é algo que saiu do coração de Deus, e não alcançada por méritos humanos e sim pela graça de Deus. Pois a dívida da humanidade mergulhada no pecado foi paga por Cristo, riscando a cédula que era contra nós lá na cruz (Cl 2.14).

Sola gratia, Sola fide, Sola Scriptura e Sola Deo gloriare

 

Debaixo da Graça.

Uilson Camilo.

 

Fontes Consultadas:

BEP – CPAD

COMENTÁRIO BÍBLICO ROMANOS - CPAD

3 comentários:

  1. Graça e paz amado irmão! Gostei muito da sua postagem sobre a doutrina da salvação. Não depende dos méritos humanos e sim de Deus se apiedar de nós e misericordiosamente nos conceder a salvação eterna! Visite o nosso blog:http://ipfsantaterezinha.blogspot.com/. Um Abraço.

    Pr. Davi Nascimento

    ResponderExcluir
  2. Gracias querido hermano.
    Muy interesante, todo un enfoque teológico.
    Dios te bendiga.

    ResponderExcluir
  3. Pr. Davi Paz,

    Muito obrigado pela visita em nosso Blog, e por seu comentário. Nos motiva ainda mais.

    Um grande abraço.
    Uilson Camilo.

    ResponderExcluir

Obrigado por acessar Profetizando A Palavra.
Seu comentário é importante para nós.
Deus o abençoe.