segunda-feira, 20 de abril de 2009

DESPENSEIROS DOS MISTÉRIOS DE DEUS


Por Uilson Camilo

Que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso, requer-se nos despenseiros que cada um se ache fiel. Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós ou por algum juízo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo. Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado, pois quem me julga é o Senhor. Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas e manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá de Deus o louvor. Não escrevo essas coisas para vos envergonhar; mas admoesto-vos como meus filhos amados. Porque, ainda que tivésseis dez mil aios em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; porque eu, pelo evangelho, vos gerei em Jesus Cristo. Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores. (1Co 4.1-5;14-16).

INTRODUÇÃO

Paulo exortou os irmãos a pensarem sobre ele, Pedro e Apolo como meros servos de Cristo a quem foram confiados os mistérios de Deus. Diferente de alguns ministros de nossa época, que afirmam que foram chamados para estar acima dos membros da Igreja, dizem que sua função é só liderar. Mas o apóstolo deixa bem claro e analisando a etimologia da palavra "ministro" entendemos que eles foram escolhidos e capacitados para servir a noiva de Cristo.

Os apóstolos somente eram servos de Cristo, mas não deviam ser menosprezados. Tinham sido encarregados de uma grande missão, e por essa razão, tinham um ofício honroso.


 

OS VERDADEIROS MINISTROS DE CRISTO

1 – O que é um Ministro?

Paulo ao fazer menção da palavra ministro (hyperetes), ele denota o sentido de um subordinado, trabalhador braçal, remador, criado ajudante que recebe ordem de outra pessoa. Observamos com isso que em nenhum momento Paulo fala do ministro como o maioral da sinagoga ou igreja. Entendamos que um ministro biblicamente falando não é chamado para um alto cargo de governo, mas para serem verdadeiros servos colocando-se a serviço da obra do Senhor. Somos ministros de Cristo logo chamados para fazer cumprir sua soberana vontade.

CHAMADOS POR DEUS

Só os que realmente foram chamados por Deus devem, exercer o santo ministério evangélico, conforme vemos na vida de Arão (Hb 5.4). Há alguns que se intitulam ministros do Senhor, mas não passam de aventureiros e mercenários de olho na gordura das ovelhas do rebanho do Mestre. O escritor aos hebreus deixa claro que está honra são para os que foram chamados por Deus. Paulo tinha plena convicção de sua chamada e que foi o próprio Senhor que o escolheu para pregar o Evangelho, observamos isto em suas cartas tais como: Rm 1.1; Gl 1.15; Ef 1.1; 1Tm 1.1). Uma coisa a destacar é que o ministério daqueles que são verdadeiramente chamados pelo Senhor é a confirmação deste com sinais que são operados pelo Espírito de Deus que coopera com os legítimos ministros de Cristo (Mc 16.20).

DESPENSEIROS

A idéia, aqui, é mais da qualidade no trabalho que se faz para Deus.
Despenseiro é o guardião da propriedade alheia, administrador de bens que pertence a outros, mordomo, tesoureiro, tutor, gerente ou superintendente de uma casa. O Dr. Shedd comenta que, em relação aos escravos, o despenseiro é um supervisor e, em relação ao Senhor, ele é um servo.   

Este termo é usado para descrever a função de autoridade delegada por "Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós", Hb 3.6. É a clara percepção de que tudo pertence a Jesus e nós somos seus mordomos ou despenseiros.  

MISSÃO DOS DESPENSEIROS

Os que são chamados por Deus para está obra maravilhosa, têm uma responsabilidade muito grande, por isso requer-se dos despenseiros que sejam compromissados com a sublime tarefa que lhes foram confiada. Não podem esquecer sua principal função de administrar os mistérios de Deus como bons servos (escravos de Cristo) "doulos". Alguns líderes acham que foram chamados para serem donos do rebanho de Deus e agem até como ditadores esquecendo que também são servos como os demais com uma diferença: a responsabilidade de ensinar as ovelhas do rebanho de Cristo.

Para está missão o despenseiro tem que ser fiel, honesto, pois estará administrando a propriedade do Mestre Jesus como afirma Paulo a Tito 1.7, ele cuida da dispensa, das riquezas de Jesus.

CARACTERISTICAS DO VERDADEIRO DESPENSEIRO

Podemos encontrar vários tipos de despenseiros, mas os despenseiros de Cristo têm qualidades que fazem diferença entre os demais aqueles que realmente foram chamados têm características peculiares que são:

FIDELIDADE Ne 13.13; 1Co 4.1, 2; Mt 25.20-30; Ap 19.11.

DILIGÊNCIA Pv 10.4; 22.29.

MORDOMIA Mt 24.45; Lc 12.42.


 CONCLUSÃO

Mordomo ou despenseiro sabemos que o Senhor da obra procura os fiéis que cuidem com diligência de seus bens preciosos, pois sabemos que o nosso trabalho não é vão no Senhor (1C0 15.58).

Que Deus abençoe a todos e uma boa aula.


 

No amor do Mestre

Uilson Camilo.


 
Fontes Consultadas:

BEP – CPAD

LBM – CPAD

COMENTÁRIO BÍBLICO MATHEW HENRY - CPAD


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar Profetizando A Palavra.
Seu comentário é importante para nós.
Deus o abençoe.