terça-feira, 14 de abril de 2009

PARTIDARISMO NA IGREJA


Por Uilson Camilo

Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa e que não haja entre vós dissensões; antes, sejais unidos, em um mesmo sentido e em um mesmo parecer. Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloe que há contendas entre vós. Quero dizer, com isso, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo. Está Cristo dividido? Foi Paulo crucificado por vós? Ou fostes vós batizados em nome de Paulo?

E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, amas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei e não com manjar, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis; porque ainda sois carnais, pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois, porventura, carnais e não andais segundo os homens? Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; de outro: Eu, de Apolo; porventura, não sois carnais? Pois quem é Paulo e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. (1Co 1.10-13;3.1-6).

INTRODUÇÃO

Aproveitando o Tema da lição do próximo domingo resolvi publicar um breve comentário sobre este assunto tão pertinente para nossos dias. É fato que a igreja de Corinto era uma igreja rica espiritualmente, mas faltava-lhes ainda amadurecer no espírito, é por esse motivo que Paulo no primeiro capítulo nos versículos 10-12, descortina e identifica os principais problemas da igreja que era: dissensões provocadas pelos grupos existentes na mesma. Analisando o escrito de Paulo entendemos que existia certa rivalidade entre os grupos na Igreja de Corinto.  

DISSENSÃO NA IGREJA

Ao dizer “irmãos” no v.v. 10, Paulo enfatizou que todos os crentes fazem parte de uma família em especial: A Família de Deus. Os crentes compartilham de uma união muito profunda e bem diferente da existente entre irmãos de sangue, pois está união é obra do Espírito do Senhor.

Digais todos uma mesma coisa e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos, em um mesmo sentido e em um mesmo parecer . Existe uma grande diferença entre ter pontos de vista diferentes e ser alguém que promova divisões. Um grupo de pessoas não concordará totalmente em todas as questões, mas todos podem trabalhar juntos harmoniosamente se concordarem naquilo que é verdadeiramente importante: Jesus Cristo é Senhor de Todos.

Chegou até os ouvidos de Paulo que a grande Igreja de Corinto estava tendo contendas v.12, tais contendas vinham das facções, ou grupos rivais, que eles mesmos haviam formado em torno de seus obreiros prediletos. Os crentes de Corinto tinham afeição por diferentes pregadores. Como o NT ainda não havia sido escrito, os crentes dependiam muito da pregação e do ensino para compreensão no significado espiritual do AT. Alguns seguiam Paulo, que tinha fundado a igreja; outros, que tinham ouvido Pedro em Jerusalém, seguiam-no; e ainda ouviam somente Apolo, um eloquente e popular pregador que teve um ministério dinâmico em Corinto (At 18.24; 19.1). Embora esses pregadores tivessem uma mensagem em comum, suas personalidades atraíam pessoas diferentes. “Aproveito para dizer que nos dias atuais não é diferente alguns pregadores tem seu público em particular parecendo até fã-clube...”.

Essas divisões provem da falta de maturidade espiritual dos crentes locais. A divisão em Corinto era tão grave, que o Apóstolo ocupou quatro capítulos da Primeira Epístola para tratar do assunto.

NATUREZA DAS FACÇÕES EM CORINTO

A divisão na igreja prejudica o crescimento da obra de Deus. Começaram a surgir facções entre os dirigentes da igreja de Corinto. Alguns membros da igreja passaram a considerar mais a certos ministros do evangelho do que o próprio evangelho. E estas facções giravam em torno de seus obreiros prediletos. É nosso dever honrar, respeitar e amar os obreiros do Senhor, mas não fazer deles ídolos, nem deles formar verdadeiras torcidas organizadas na congregação. As raízes destas divisões são como as plantas: ocultas.

Uma das coisas que também contribuía para a existência das facções em corinto era as diferenças sociais entre os crentes (1Co 1.26; 11.21-22). Esse e outros fatores não devem jamais motivar o cristão a ser contencioso, como ocorria naquela igreja. Podemos observar que a contenda acontecia também nos cultos da igreja de Corinto, até na Ceia do Senhor (1Co 11.17-19).

CAUSA DAS FACÇÕES

Uma das causas que promoveram as divisões em Corinto era a falta de maturidade espiritual nos crentes existentes naquela igreja. Paulo deixa isto bem claro quando os chama de “meninos em Cristo” (1Co 3.1). A grande prova disto era que eles discutiam como crianças, permitindo que divisões os distraíssem. A falta de preparo dos crentes e a precoce separação de cooperadores para obra do Mestre é um perigo que pode prejudicar o crescimento da Igreja e no caso de Corinto promover divisões. Uma igreja cheia de meninos na fé é uma igreja que não tem firmeza e alvo fácil deste tipo de problema.

A carnalidade também contribuiu pra as divisões, Paulo afirmou “Porque ainda sois carnais” (1Co 3.1,3). Corinto era uma igreja fervorosa, mas não espiritual deixavam o velho homem prevalecer em vossas vidas. O crente precisa ser guiado pelo Espírito do Senhor, para isto precisa ser tomado pelo espírito (Ef 5.9,18).

CONCLUSÃO

Como podemos observar estes grupos, facções só promovem a destruição da comunhão e o retardamento no crescimento da obra de Deus. Oremos ao Senhor para que nos ajude e nos de a cada dia mais de sua maravilhosa Graça, para que caiamos neste mal. Lembremos que Jesus é Senhor de todas as coisas. As diferenças nunca devem ser motivo para dividir os Cristãos. Vivamos e desfrutemos da comunhão dos Santos.

 

No temor do Mestre Jesus.

Uilson Camilo.

 

Fontes consultadas:

BEP – CPAD

B. APLICAÇÃO PESSOAL – CPAD.

LBM - CPAD


3 comentários:

  1. A paz do Senhor, o assunto que o irmão traz nessa mensagem tem acompanhado os cristãos desde os tempos mais antigos, existe vários tipos de crentes e isso se dá devido ao motivo que fez com que eles chegassem na igreja é bem verdade que o texto em questão nos fala do crente maduro e do imaturo, do carnal e do espiritual, mas tudo isso é fruto do tipo de motivo que o fez confessar a Jesus como o seu salvador, e esse comportamento como ja disse que é desde os primórdios se arrasta até os dias atuais causando intrigas e dissenções entre os irmãos, infelismente alguns preferem imitar os errados. Parabéns pelo assunto abordado, que Deus continue lhe inspirando para a gloria dele. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz Tony,

    Deus continue abençoando sua vida, obrigado por seu comentário valioso em nosso Blog e volte sempre.


    Uilson Camilo.

    ResponderExcluir
  3. Realmente temos visto na igreja contemporanea as facções, dissoluções, etc. São por causa dessas coisas que a igreja do Senhor está paralitica, cega e parcialmente ativa. Enquanto o adversario luta contra a igreja, esta recua e luta contra si mesma, aceitando algumas coisas ilicitas ao povo de Deus. Com isso, o nosso adversario ganha tempo e terreno, e o que é pior: dentro da igreja de Deus.

    ResponderExcluir

Obrigado por acessar Profetizando A Palavra.
Seu comentário é importante para nós.
Deus o abençoe.