terça-feira, 20 de agosto de 2013

DIAS DIFÍCEIS, TEMPOS TRABALHOSOS


PREPARANDO-SE PARA OS DIAS DIFÍCEIS

Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos; 2 Tm 3.1;

A referência de Paulo aos últimos dias revela seu senso de urgência. Os últimos dias começaram após a ressurreição de Cristo, quando o Espírito Santo veio sobre os crentes no Pentecostes. Os últimos dias durarão até a segunda vinda de Jesus. Isto significa que nós estamos vivendo nos últimos dias, João já nos alertava sobre isso 1Jo 2.18, quando fez referência sobre a última hora.
Nestes últimos dias, a Igreja tem de mostrar sempre vigilante e alirceçada na Bíblia Sagrada para combater, eficazmente, as forças do mal que se levantam contra o evangelho de Cristo.  Essa palavra serviu de alerta para Timóteo e os irmãos da Igreja Primitiva, quanto para todos os crentes em todos os tempos. Logo, é um aviso para nós também, o qual não pode ser negligenciado nem desprezado.
Com base no texto bíblico quero compartilhar com os leitores alguns pontos de atenção, pois nos dias atuais estamos vendo muitas coisas sendo proliferadas e com isso tem afetado o crescimento sadio da Igreja.

1 – A Apostasia   



Paulo alertou a igreja sobre isso conforme texto bíblico de 1Tm 4.1 Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
Apostasia em termos etimológicos quer dizer: desvio,afastamento, abandono;
Biblicamente ela constitui-se no abandono premeditado e consciente da fé cristã; é uma marca dos últimos tempos. Existem dois tipos de apostasia: apostasia teológica e apostasia moral. Na primeira há desvios doutrinários e na segunda comportamentos contrários a santidade exigida pelo nosso Deus conforme  (Hb 12.14).
Quem já não  se deparou com falsos mestres ensinando doutrinas contraditarias ao que vemos e aprendemos na Bíblia, alguns ensinam que anjos devem se adorados, que o Senhor Jesus não concluiu sua obra, entre outras heresias que temos visto ser divulgadas por ai. Nós que somos a igreja de Cristo que fomos chamados para viver e santidade não podemos ficar somente de longe observando essas coisas serem semeadas até mesmo no meio da igreja, por isso Paulo escreveu Timóteo alertando-o, para que ele estivesse preparado pra no momento oportuno  combater os apóstatas. Estejamos atentos para não sermos  confundidos pelos tais e preparemo-nos para combater pelo amor ao evangelho de Cristo.

2 – A Destruição da Família  

Sabemos que a família foi instituída por Deus, e ela é base da sociedade afetando a família o inimigo sabe que comprometerá a sociedade. Ele sempre tentou destruir a família. A Igreja possui armas poderosas para combater os ataques do maligno, a oração, o jejum, a palavra de Deus, e o Espírito Santo o nosso Consolador, essas são  armas poderosas que devemos utilizar para lutar contra o mal em sua ação contra a família. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo; (2 Co 10.4-5).
Com base no texto de Gênesis 2.24 e 4.1, entendemos que Deus determinou regras para o bom desenvolvimento da família. Mas o que vem acontecendo é completamente diferente do que aprendemos na Bíblia Sagrada, Deus disse que o homem deixaria seus país para unir-se a sua mulher e ambos seriam uma só carne, o pecado tem levado a humanidade à poligamia, à fornicação e ao adultério, desviando-se do padrão conjugal estabelecido por Deus. O casamento bíblico é a união de um homem com uma mulher até que a morte os separe. Fujir deste padrão é abominação ao Senhor (Lv 18.22; Rm 1.27). Existe uma inversão de valores que procura destruir a família através de novelas iníquas, escritas e produzidas por pessoas distanciadas dos legítimos valores cristãos. Portanto é preciso tomar atitude assim como Josué conforme o texto bíblico:  Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.( Js 24.15). Grande parte dessas ações malignas tem sucesso porque os responsáveis pelo lar não tomam diante de Deus uma posição firme contra essa inversão de valores. É necessário temer a Deus e andar nos seus caminhos.  Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor.O Senhor te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida.E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel. Salmo 128.
A casa precisa estar edificada sobre a rocha para não ser abalada e levada pelas tempestades mundanas. (Mt 7.24; Sl 127.1).
Edifique sua casa, lar sobre a rocha verdadeira que é Cristo, e assim terá uma família edificada e abençoada pela Palavra de Deus.
3 – Mornidão Espiritual
Antes de qualquer cometário leiamos o texto de Apocalipse capítulo 3 versículo 15 que diz : Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
O versículo em apreço, é uma referência  sobre a Igreja de Laodicéia, que era muito rica materialmente estava localizada em uma cidade próspera e conhecida devido ao seu sistema bancário e uma escola de medicina. Observamos que o Senhor em sua palavra a qualifica como morna quando diz “não és frio nem quente”. Nos dias atuais também nos deparamos com pessoas e porque não dizer Igrejas que foram tomadas pela mornidão espiritual.  A mornidão é uma das ferramentas de satanás usadas para descaraterizar aquele que teve um real encontro com Cristo, levando o crente à soberba, à iniquidade e à apostasia contra Deus.
A mornidão leva o crente a alguns comportamentos estranhos tais como:
a)    Apego à coisas materiais;
b)    Auto-suficiência;
c)    Falta de comprometimento com Deus e sua obra;
d)    A estagnação;
e)    Perda da humildade;
Se observamos o versículo seguinte do mesmo capítulo do Apocalipse, Deus reprova a mornidão, senão vejamos: Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. (Ap 3.16).
É preciso reacender diariamente, a paixão espiritual por Jesus. Necessário é nos enchermos a cada dia mais e mais da presença do grande Deus para vencermos a mornidão e sermos aprovados por Deus. (Ef 6.10; Lv 6.13).

Conclusão
Examine sua vida à luz da Bíblia. Não ceda às pressões da sociedade. Não aceite uma posição de conforto sem compromisso, resista e posicione-se contra o mal, vivendo uma vida de acordo com a vontade de Deus para seu povo.
Que Deus nos abençoe.
Uilson Camilo
Servo de Jesus Cristo.

Fontes Consultadas:

LBM - CPAD
BEAP - CPAD









                       











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar Profetizando A Palavra.
Seu comentário é importante para nós.
Deus o abençoe.