terça-feira, 12 de outubro de 2010

Eleições 2010: Dilma e o verbo tergiversar no debate da Band - estratégia neurolinguística para conquistar evangélicos assembleianos?


Por  Eliseu Antonio Gomes

Tergiversar: fazer rodeios usando comentários que não são a resposta de uma pergunta ou explicação esperada.

No debate realizado pela Band, em 10 de outubro, penso que a candidata Dilma usou esse verbo, exagerada e propositalmente, como ferramenta da neurolinguistica. Fez isso por sugestão dos marqueteiros políticos que a assessoram.


Explicando: o pessoal da Assembleia de Deus (mais precisamente vinculados com a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil - CGADB - , ala muito grande de assembleianos que não dá apoio ao Partido dos Trabalhadores nessas eleições) usa-o com certa frequência. Os marqueteiros, objetivando construir elo com esses evangélicos não alinhados ao PT, devem ter solicitado a ela falar "tergiversar" repetidamente, em cada um dos blocos daquele programa,  para assim tentar construir um vínculo de aproximação/afinidade, que não há. O verbo seria uma ponte para a falsa simbiose entre a candidata e o eleitorado não conquistado. O verbo seria uma tentativa de promover osmose entre Dilma e os assembleianos que preferem o candidato tucano.

A CGADB, cuja liderança é representada pelo Pr. José Wellington Bezerra da Costa, declara apoio ao PSDB, de José Serra.

Fiquei surpreso com a perspicácia desse marketing petista. É um golpe de publicidade bem  eleborado, feito de maneira sutil, muito inteligente. O PT  usa de todos os meios e níveis de comunicação para evitar sair perdedor nessa eleição!

Quem, entre os líderes assembleianos usa esse verbo na Internet? Podemos ler nos blogs dos pastores Geremias do Couto e Esdras Costa Bentho, dois teólogos protestantes que gozam posições de respeito na Blogosfera Evangélica e perante os membros da Assembleia de Deus em todo o Brasil. Eles revelam
suas preferências nesta campanha eleitoral à presidência. Ambos são contra a candidatura de Dilma Rousseff. Um com mais e outro com menos veemência, porém, claramente com posicionamentos definidos.

Então, poderia surgir a pergunta: qual o motivo de fazer um elo, se os assembleianos que têm este verbo incorporado em seus vocabulários não apoiam o PT. Ora, é sabido que o nosso Brasil continental ainda não está plenamente informatizado, a maioria dos cidadãos não têm acesso à Internet com facilidade. Portanto, neste espaço curto de campanha, podemos considerar que o eleitor mais humilde não encontrará informações virtuais em tempo hábil. Embora as mensagens dos blogs se propaguem e sejam formadoras de opinião, a comunicação feita usando os televisoes chega com velocidade maior e em muito mais lugares do que a mensagem que utiliza o computador como veículo, em se tratando do público-alvo de classe mais baixa.

Em tempo: aos que não conhecem a estrutura organizacional da Assembleia de Deus. Apenas parte dos pastores assembleianos, os que são filiados à Convenção Nacional Madureira (CONAMAD), cujo presidente é o Bispo Manoel Ferreira, dá apoio oficial para Dilma Rousseff.  O Bispo Ferreira não é líder máximo na Assembleia de Deus, ele representa apenas uma parte pequena dessa denominação.

Em se tratando de lideranças, a Assembleia de Deus possui muitas vertentes com ideologias políticas distintas.

E.A.G. www.ubeblogs.net

3 comentários:

  1. Paz querido, passando pra conhecer o Blog, parabéns pelo belo trabalho realizado, que Deus continue te abençoada, ja estou seguindo o Blog, se possivel me faça uma visita, vc vai ser sempre bem vindo por la. abraço

    Diego Batista
    http://conversandocomiave.blogspot.com/
    https://twitter.com/#!/DiegoBatista25

    ResponderExcluir
  2. Afinal coloquei seu banner no meu blog, se tiver interessado em parceria. e tb tes igo no twitter um abraço

    Diego Batista
    http://conversandocomiave.blogspot.com/
    https://twitter.com/#!/DiegoBatista25

    ResponderExcluir
  3. Paz meu Irmão,

    Grato por sua visita no Profetizando a Palavra.
    Deus continue abençoando sua vida.
    Passarei sim por seu blog.

    Abraços!!

    Uilson Camilo

    ResponderExcluir

Obrigado por acessar Profetizando A Palavra.
Seu comentário é importante para nós.
Deus o abençoe.