domingo, 22 de março de 2009

Qualidades que Promovem o Crescimento Sadio da Igreja


Quando voltamos um pouco no tempo acompanhando a história da Igreja e olhamos para nossa realidade, falando em quantidade, estrutura e posicionamento na sociedade logo enxergamos um notável crescimento ainda que alguns afirmem que em nada evoluímos. De certa forma podemos asseverar que fazemos parte de uma grande organização materialmente falando e também de um enorme organismo vivo que é a igreja de Cristo. Bom este crescimento é claro que só é possível quando o Senhor que é a cabeça da igreja está no comando. Mas, como disse observando a história encontramos alguns pontos que ajudaram no crescimento até em algumas localidades de forma acelerada, como no caso da igreja primitiva nos Atos dos Apóstolos podemos listar algumas qualidades em destaque do povo que fazia parte das primeiras comunidades de cristãos, que proporcionaram este crescimento. A Igreja primitiva cresceu muito depressa acompanharemos aqui:

Oração: A igreja nos tempos apostólicos era firmada na oração, antes do revestimento diz a bíblia que todos estavam orando (At 1.14), pediam a Deus ousadia para pregar (At 4.29-31) e quando Pedro estava preso todos estavam em contínua oração (At 12.5). Acompanhamos na bíblia e também na história que o povo que ora constantemente mantém um relacionamento mais próximo com Cristo o cabeça da Igreja com isso recebem poder para vencer o inimigo e estratégias espirituais para produzir frutos para glória de Deus Pai. Não é preciso detalhar aqui, mas, há em nossos dias igrejas que se tornaram frias não falo daquelas que já começaram sem dar o devido valor à oração destaco aqui aquelas igrejas que desfrutavam dor fervor da presença de Deus através da oração onde a chama do Espírito ardia no coração dos crentes hoje o que existe nestas igrejas é só nostalgia e relatos históricos de como Deus operava sinais maravilhosos em seus templos que na atualidade estão cheios de cristão que não sabem o que é ter vida de oração.

Cheios do Espírito: Está era também uma qualidade encontrada nos cristãos primitivos homens e também mulheres que eram ungidos por Deus cheios de ousadia anunciavam a Palavra pelas cidades da época (At 8.5-7), (At 6.8) homens destemidos, pois confiavam em Jesus que os credenciava para pregar sua santa palavra e arrebatar para sua presença pecadores arrependidos.

Evangelismo: A Igreja crescia muito porque os cristãos cheios do Espírito Santo evangelizavam sem parar "E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesus Cristo". (At 5.42), Mas os que andavam dispersos iam por toda parte anunciando a palavra. (At 8.4). Uma das coisas que algumas igrejas perderam, foi a responsabilidade de evangelizar cumprindo o ide de Cristo as nações.

Bom, o resultado destas qualidades juntas foi o crescimento de forma sobrenatural da igreja primitiva que está registrado em Atos dos Apóstolos e também, o notável resultado que a igreja ao longo da história tem alcançado até os dias de hoje. Passaram por perseguições, tentaram eliminar os cristãos de várias maneiras, mas temos uma palavra do Senhor que garante e sustenta este maravilhoso crescimento da igreja. Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mt 16.18).

Jesus Cristo o cabeça da Igreja aquele por quem é todas as coisas e todas elas foram feitas por Ele e sem Ele nada do que foi feito se fez é o Senhor quem tem dado poder e autoridade para que a palavra da salvação venha sendo semeada entre as nações. Ainda há muitíssima terra para ser conquistada e multidões que precisam ouvir que: Jesus Cristo, Salva, Liberta, Transforma, Batiza no Espírito Santo e prepara o homem para morar no céu de glória.

Por está causa que mesmo em meio a muitas tribulações e até algumas confusões provocadas por pessoas que sem sabedoria alguma tem provocado na mente das pessoas a Igreja tem crescido e nome de Deus glorificado em tudo isso.

Continuemos está maravilhosa obra observando estas e outra boas qualidades que levam ao crescimento espiritual e material do povo de Deus.




No amor de Cristo.

Uilson Camilo.

2 comentários:

  1. Paz , nobre Uilson

    A igreja evangélica brasileira , vem passando por uma crise muita séria, oxalá voltemos a trilhar o caminho da igreja primitiva.
    Muitas coisas vem afetando a igreja tais como : guerra internas
    pelo poder , pastores sem o mínimo de chamada , sucessões mal sucedidas, falta de oração por parte daqueles que comandam , mensagens evasivas e sem conteúdo, egolatria, autolatria, falta de companheirismo e por ai vai...
    O que falta o senhor explicou : oração , ser cheio do espirito e evangelismo.
    Evangelismo não são todos que gostam, porém nos nossos dias se faz necessário , pregar a tempo e fora de tempo...

    Deus, em Cristo te abençoe Sla Gratia et Sola Fide Marcos

    ResponderExcluir
  2. Paz Pr. Marcos
    É bem verdade pastor, infelizmente ainda há cristãos com essa mentalidade. Mas oremos a cada dia para que o Senhor nos de graça para fazer a diferença nesta geração.
    Deus continue te abençoando meu irmão.
    Uilson Camilo.

    ResponderExcluir

Obrigado por acessar Profetizando A Palavra.
Seu comentário é importante para nós.
Deus o abençoe.