sábado, 14 de março de 2009

HAJA EM VÓS O MESMO SENTIMENTO

Por Uilson Camilo

Devido ao egocentrismo inato do homem caído, o mundo não tem em alta estima a humildade e a modéstia.

Muitas pessoas e às vezes até mesmo cristãos, preocupam-se em causar boa impressão aos outros ou agradar a si próprias. E para isso são capazes de qualquer coisa para alcançar a popularidade e ser visto por muitos. Porém o egoísmo traz a discórdia. Portanto, Paulo insiste na unidade espiritual pedindo aos irmãos PA Ra amarem uns aos outros e se unirem em espírito e propósito. A Bíblia, no entanto, com seu conceito teocêntrico do homem e da salvação atribui máxima importância à humildade.

Observamos o que Paulo escreveu aos crentes filipenses:

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai (Fp 2.5-11).

Jesus Cristo era humilde e estava disposto a renunciar os seus direitos para obedecer a Deus e servir ao povo. Devemos assim como Cristo, adotar a atitude de um servo e servir pelo amor que temos a Deus. Há pessoas que servem muito bem na Igreja e dentre esses existem aqueles que servem em troca de alguma coisa por interesse em alguma posição que o deixará em destaque no local onde está servindo ou até mesmo na cidade onde congrega. Não só a membresia da Igreja, mas também nos púlpitos de denominações pelo nosso país encontramos pessoas com este sentimento egoísta, pensam em si mesmo, quando tem a oportunidade de elevar-se o próprio nome não êxitam. Quantos pastores que hoje portam uma credencial de ministro, mas não tem nenhuns compromissos com a humildade "uns não sabem nem o que é isso" muitos não tem chamada, mas foram chamados por serviram bem seus líderes, sem o compromisso com o dono da obra, mas na intenção de serem vistos e colocados em destaque. Não quero aqui generalizar, temos nas tribunas de nossas Igrejas pelo Brasil muitos homens de Deus compromissados com Cristo e com humildade tem feito a obra do Senhor. A humildade integral de Cristo sempre deve existir nos seus seguidores, pois fomos chamados para viver com sacrifício e renúncia, sempre procurando fazer o bem a todos.



Paulo escreve que "Jesus aniquilou-se a si mesmo tomando a forma de servo", Ele sempre foi Deus pela sua própria natureza igual ao Pai (Jo 1.1; 8.58; Cl 1.15, 17). Abriu mão de todos os seus privilégios e glória nos céu, para que nós na Terra fôssemos salvos. Sem deixar de ser Deus, tornou-se um ser humano, o homem chamado Jesus. O texto grego do qual foi traduzida esta frase, diz literalmente, que ele "se esvaziou", deixou de lado sua glória celestial (Jo 17.4), e o uso de prerrogativas divinas (Jo 5.19). Esse "esvaziar-se" importava não somente em restrição voluntária dos seus atributos e privilégios divinos, mas também na aceitação do sofrimento, da incompreensão, dos maus tratos, do ódio e, finalmente, da morte de maldição na cruz (vv. 7,8). Em sinal de submissão à vontade Pai, Cristo limitou seu poder e sabedoria. Jesus de Nazaré estava sujeito ao lugar, ao tempo e a muitas outras limitações humanas. Embora permanecesse em tudo divino, Cristo tomou sobre si uma natureza humana com suas tentações, humilhações e fraquezas. O que tornou essa humanidade única e especial foi sua isenção de pecado. "Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado" (Hb 4.15).

Gloriamos-nos Nele, pois Ele é antes de todas as coisas e quando estava aqui na terra venceu todas as coisas por amor de nós. Paulo ainda lembra aos irmãos de Filipos que "Deus o exaltou soberanamente lhe dando um nome que é sobre de todo nome"... E Pedro disse que ... nenhum outro nome é dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos (At 4.12), só o nome de Jesus que também é o único caminho para Deus (Jo 14.6).

Hoje muitos não se dobram diante de nada nem de ninguém, mas sabemos que o dia vem e já está perto onde todo joelho vai ter que se dobrar e toda língua confessar que: Jesus Cristo é Senhor. Glória a Deus! Aqueles que quando em vida não tiveram este mesmo sentimento humilde que houve em Cristo e que enche os corações de muitos seguidores fiéis do Senhor, de renunciar o pecado e as muitas riquezas deste mundo para servir e agradar a Deus comparecerão diante do grande trono branco e por obrigação se dobrarão diante daquele que é senhor de Todas as coisas. Aleluia!

Lembre-se você pode hoje escolher a atitude que vai tomar. Pode viver na expectativa de ser servido ou pode procurar servir aos outros.

No Amor e Temor do Mestre

Uilson Camilo

Fontes consultadas:

BEP – CPAD


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar Profetizando A Palavra.
Seu comentário é importante para nós.
Deus o abençoe.