sexta-feira, 12 de junho de 2009

O EVANGELHO QUE VIVEMOS




Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo: se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.(Gl 1.6-9)

Paulo foi chamado para pregar o evangelho de Cristo, isto vemos em sua chamada no capítulo 9 de Atos, e o próprio apostolo em varias de suas cartas as Igrejas por onde passou deixa claro que foi chamado por Deus para está tarefa importante em alguns momentos intitula-se como pregador aos gentios. O Apostolo encontrou alguns problemas na igreja que fundara naquela região, alguns judeus convertidos ao cristianismo queriam que os irmãos gentios praticassem os mesmos ritos que eles. Os judaizantes (uma facção de judeus extremistas) que existia dentro da igreja, ensinavam que os cristãos gentios eram obrigados a obedecer às leis e tradições judaicas, além de sua fé em Cristo. Paulo escreve está carta para refutar os judaizantes e levar os crentes a viver o evangelho puro e original. As Boas Novas são igualmente para todos os povos gentios e judeus.

A igreja de hoje enfrenta problemas semelhantes ao que Paulo enfrentou na Galácia, é comum em nossos dias, falsos pregadores tentando de varias maneiras perverter o povo levando-os para outro evangelho que não é o de Cristo.  O que está acontecendo em nosso Brasil é uma avalanche de heresias e desvios da Palavra de Deus. Homens com um sentimento egoísta tem espalhado pelo país um evangelho que intitulo medíocre, pregam com ímpeto o bem estar e a prosperidade como alvos principais, colocam como prioridade a conquista de bens terrenos. Jesus anunciava e priorizava em suas mensagens a salvação, a cura e a libertação dos oprimidos (Lc 4.18-19).

Estamos vendo se proliferar um evangelho sem nenhuma eficácia para transformar vidas, as pessoas entram em algumas igrejas e permanecem da mesma maneira sem mudança ou transformação efetuada pelo Espírito Santo que é o responsável por fazer essa obra na vida do convertido. Quero deixar claro que não sou contra o crente ser próspero, mas declaro todo meu repúdio aos pregadores da prosperidade, que em suas mensagens, esquecem da Cruz de Cristo e visam agradar sempre os ouvintes com uma mensagem suave e que massageie o ego daqueles que o ouvem. Jesus em suas dissertações sempre procurava mostras as pessoas o caminho para salvação e preocupava-se com a alma dos ouvintes, ao contrario de hoje alguns preocupam-se demais com o bolso daqueles que estão ouvem suas mensagens.

Estamos vendo hoje homens semeando um falso evangelho, cheio de palavras mágicas e segredos para se obter vitória sobre as crises. Estão ensinando e anunciando um Cristo que só resolve causas e crises existências. Não o Jesus que salva, cura, liberta, batiza no Espírito Santo e prepara o homem para morar no Céu. Glórias ao Senhor!!!

Como vi em um Blog um tempo atrás, uma ilustração de um gênio saindo da Bíblia, é este evangelho que se prolifera em nosso país um evangelho mágico basta uma palavra e o que você deseja pode se materializar, isso mesmo, tem gente ensinando essa baboseira dizendo, mentalize seu milagre e depois materialize seu milagre ordene a Deus que opere hoje em sua vida.....



Estas e outras bizarrices doutrinárias estão sendo disseminadas nas igrejas. Se não bastasse há Igrejas pentecostais que estão abrindo suas portas para tais ensinos e pregadores, estes pastores abrem a porta de suas igrejas com o intuito de trazer ao povo um avivamento, mas, se observarmos o significado desta palavra vamos ver que tais pastores estão equivocados, pois o que estão levando para suas igrejas não tem nada a ver com o verdadeiro avivamento baseado na Palavra de Deus. O que está acontecendo é o que podemos chamar de inovação, o povo de Deus não precisa de tais inovações, pois levam o crente a desvios doutrinários. Avivamento não é ineditismo, mas sim ressurgir o que antes estava vivo, vivificar não é inovar. Não precisamos de um novo evangelho que entra em choque com as doutrinas Bíblicas, mas sim nos voltar com mais afinco para as bases que sustentam a fé Cristã. A exemplo de Esdras e Neemias, precisamos fazer o povo voltar para a Palavra. Influenciados pela pós-modernidade muitos tem se desviado das bases do cristianismo para essas inovações, buscando formas mágicas de crescimento.


Biblicamente falando podemos concluir que estes evangelhos são falsos, pois estão descompromissados da mensagem de salvação que Cristo anunciou. Também estão distantes da Cruz de Cristo.  

Na esteira desta reflexão deixo a seguinte indagação:

Qual evangelho você está vivendo? Será o evangelho do Cristo das crises existenciais; ou o evangelho do Cristo que tem poder para salvar todo aquele que crer?

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. (Rm 1.16)

 

Sola Scriptura, Sola Gratia, Solus Christus!!!!!!!

 

Uilson Camilo

Fonte consultada:

Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal - CPAD

2 comentários:

  1. Caro Uilson Camilo,
    A Paz do Senhor!

    Louvo a Deus pela sua vida e visão de compromisso com o genuíno evagelho de Jesus Cristo.

    Persista em se manter na linha bíblica, mesmo com todas as marés contrárias da pós-modernidade!

    Um grande abraço!

    Seu conservo em Cristo,
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  2. Pr. Carlos,
    Graça e PAz!

    É sempre uma honra ter sua visita no Profetizando a Palavra,obrigado por suas palavras de incentivo e com a graça de Deus pretendo manter este compromisso com o Evangelho de Cristo.
    Um forte abraço.
    Uilson Camilo

    ResponderExcluir

Obrigado por acessar Profetizando A Palavra.
Seu comentário é importante para nós.
Deus o abençoe.