domingo, 6 de dezembro de 2009

O NOVO NASCIMENTO


E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. Nicodemos respondeu e disse-lhe: Como pode ser isso? Jesus respondeu e disse-lhe: Tu és mestre de Israel e não sabes isso? Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que vimos, e não aceitais o nosso testemunho. Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais? Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do Homem, que está no céu. E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3.1-16)


O MILAGRE DO NOVO NASCIMENTO


Nicodemos, quando foi até Jesus numa noite, não estava esperando um milagre. Não estava procurando a razão do cristianismo. Ele pensou que estava fazendo tudo certo. Afinal era membro do Sinédrio, o conselho que regia os judeus. Ele desconhecia qualquer necessidade em particular, mas foi atraído pela simplicidade, pela lógica e novidade dos ensinamentos de Jesus. Ele contava com uma estimulante discussão de questões teológicas. Mas Jesus, desde o início, colocou o dedo na verdadeira necessidade do seu visitante: "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus."
São João (NT) 3:3.


Em 3.1-8, Jesus trata de uma das doutrinas fundamentais da fé cristã: a regeneração (Tt 3.5), ou o nascimento espiritual. Sem o novo nascimento, ninguém poderá ver o reino de Deus, receber a vida eterna e a salvação mediante Jesus Cristo.

E Nicodemos quis saber: "Como pode um homem nascer de novo?" Jesus não respondeu necessariamente qual era o novo nascimento nem disse em que lugar isso deveria ocorrer. "Não te maravilhes de ter dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai: assim é todo aquele que é nascido do Espírito."
São João 3:7 e 8.


O novo nascimento é igual ao vento. Jesus disse que não podemos vê-lo, mas seus resultados são bem evidentes. "Ninguém vê a mão que levanta o seu fardo, ou observa a luz que desce lá do alto. As bênçãos vêm quando, pela fé, as almas se rendem a Deus. Aí, esse poder que nenhum olho humano pode ver cria um novo ser à imagem de Deus." é algo que não podemos conseguir por nós mesmos. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus." São João 1:12 e 13. O nascer de novo não é algo que vem através da força ou do planejamento. é um milagre. Nós só podemos permiti-lo. Ele jamais acontece contra a nossa vontade, mas somente com o nosso consentimento.

Jesus explicou que não podemos controlar a obra do Espírito Santo. Ele opera de uma maneira que não podemos predizer ou entender. Assim como você não controlou seu nascimento físico, também não pode controlar o seu nascimento espiritual. Este é um presente de Deus, concedido pelo Espírito Santo.

O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
Rm 8.16;

Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. 1Co 2.10-12;

O apóstolo Paulo escreveu:
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram: eis que tudo se fez novo."
II Coríntios (NT) 5:17.


Como podemos dizer que a experiência do novo nascimento não envolve um milagre? Por que tentamos fazer por nós mesmos o que apenas Deus pode fazer?

Milhões de pessoas crêem que temos de nos aperfeiçoar sozinhos antes de chegarmos ao Salvador - ficarmos puros e livres de todos os hábitos ruins. Fazermos alguma coisa para nos purificar. Talvez darmos uma grande contribuição. Esta é a noção que muitas pessoas têm: a necessidade de se fazer um milagre sozinho antes de pedir a Deus para operar esse milagre. é um pouco estranho, não é? É o mesmo que querer ficar totalmente limpo antes de tomar banho. O problema com todos esses esforços e auto-aprimoramento é que Deus diz que são inúteis. Vamos incluir mais uma passagem: "Pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Nesse caso também vós podereis fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal."
Jeremias (VT) 13:23. Quanto às tentativas de nos tornarmos bons, elas também não são bem-sucedidas.


O profeta Isaías declara: "Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia" Isaías (VT) 64:6. Não existe um meio de nos limpar sozinhos. Tentar agir assim traz o mesmo resultado que espargir água de rosas sobre o câncer. Ainda assim, muitos perguntam: "O que devo fazer para ser salvo?"

Essa pergunta insinua que existe algo a ser feito para persuadirmos a Deus a nos salvar. A pergunta sugere que se fizermos certas coisas para Deus, coisas específicas, grandes e suficientes, Ele nos salvará. Será que Jesus precisa ser persuadido a nos salvar, se Ele já nos deu Sua própria vida?

Por outro lado, as coisas que um cristão nascido de novo faz não serão diferentes das que fazia antes de nascer de novo? Eis a questão: O milagre do novo nascimento transforma por completo o comportamento do homem; mas as boas coisas que ele faz agora serão tão naturais quanto as coisas ruins que costumava fazer antes. As coisas boas que ele faz não são uma tentativa de merecer a salvação, mas uma resposta natural ao Salvador que ele conheceu.

O QUE SIGNIFICA NASCER DE NOVO?

1 – SER REGENERADO Tt 3.5; 1Pe 1.23;

2 – TORNAR-SE UMA NOVA CRIATURA 2Co 5.17;

3 – PASSAR DAS TREVAS PARA ALUZ 1Pe 2.7-9;

4 – PASSAR DA MORTE PARA A VIDA Jo 5.25;

RESULTADOS DO NOVO NASCIMENTO

1 – ACESSO AO REINO DE DEUS Jo 3.5;

2 – DIREITO DE FILIAÇÃO DIVINA Jo 1.12;

3 – VIDA ESPIRITUAL ABUNDANTE Jo 10.9-10;

4 – VIDA ESPIRITUAL VITORIOSA 1Co 15.58;

5 – AUSÊNCIA DA CONDENAÇÃO Rm 8.1;

6 – ESPERANÇA DA VIDA ETERNA 1Pe 1.3;

7 – PARTICIPAÇÃO DA NATUREZA DIVINA Ef 4.24;

8 – TESTEMUNHO INTERIOR DO ESPÍRITO Rm 816;





Adaptado por Uilson Camilo.

====================================================================

Fontes Pesquisadas:

Bíblia de Estudo Pentecostal – CPAD

Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal - CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar Profetizando A Palavra.
Seu comentário é importante para nós.
Deus o abençoe.