domingo, 1 de novembro de 2009

UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE FILIPENSES CAP 4.1-9


Portanto, meus amados e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa, estai assim firmes no Senhor, amados. Rogo a Evódia e rogo a Síntique que sintam o mesmo no Senhor. E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida. Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos. Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco. (Fp 4.1-9)

No inicio do capítulo, Paulo começa mostrando seu amor pelos crentes de Filipos, quando usa a expressão "meus amados"..., isto mostra o quanto ele queria bem os irmãos filipenses e incentiva-os a permanecerem firmes no Senhor Jesus Cristo. Paulo não tinha nesta carta o propósito de prevenir os filipenses contra erros doutrinários, mas tratar de alguns problemas de relacionamento.

Um conflito instalado entre duas irmãs poderia pôr em risco a estabilidade espiritual de uma igreja. Evódia e Síntique estavam em litígio, por uma questão que desconhecemos, embora alguns intérpretes da Bíblia façam suas sugestões: talvez disputa por liderança, delas ou de outros (quem sabe, dos Bispos e diáconos). Nesse caso elas haviam tomado algum partido. Essas duas mulheres haviam trabalhado na Igreja de Corinto. A interrupção de seu relacionamento era um assunto muito importante, porque muitas pessoas vieram ser crentes devido ao esforço delas. É possível crer em Cristo, trabalhar em sua obra e ainda assim ter problemas de relacionamento com companheiros que estão envolvidos na mesma causa. Mas não existe desculpa para continuar sem reconciliação.

O apostolo pede a um companheiro que entre neste caso, para ajudar a resolver o problema. "E peço também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajude essas mulheres...". Evódia e Síntique eram mulheres ativas "trabalharam comigo no Evangelho"; portanto, ele tinha consideração por ambas, desejando que o relacionamento entre elas voltasse ao normal. Ao contrario de alguns líderes Paulo não toma partida de nenhuma das duas irmãs, mas pede que seu companheiro ajude-as a se reconciliarem, para glorificação do nome do Senhor, é comum em algumas Igrejas líderes ao conduzirem situações iguais a esta, ficarem do lado de alguém, tomemos o exemplo do apostolo que preocupou-se com a reconciliação e não com uma em especial.

Apesar da contenda, Paulo quer manter o bom humor e a alegria tanto de sua parte para com a igreja quanto dos seus desejos de que a Igreja faça da alegria sua grande marca. "Regozijai-vos, sempre no Senhor"...; O crente deve regozijar-se e fortalecer-se, meditando sempre na graça do Senhor. Este verso soa a nota principal da epístola inteira, na qual abundam as palavras "alegria" e "alegrar-se". E o que há de maravilhoso é que a epístola foi escrita enquanto o apostolo estava na prisão. Dessa forma a exortação comunica o pensamento de há triunfo no meio de circunstâncias contrarias. Parece estranho que um homem encarcerado pudesse estar pedindo a uma igreja que regozijasse. Mas a atitude de Paulo nos ensina uma importante lição. Nossa atitude interior não precisa refletir nossas circunstâncias exteriores. Paulo estava cheio de alegria por saber que, a despeito daquilo que viesse acontecer, Jesus Cristo estava ao seu lado. Nossa suprema alegria vem de Cristo, que habita em nós. Ele esta perto. Com a sua volta gozaremos plenamente dessa suprema alegria. A alegria é uma mola vital da energia. O que uma banda faz para os soldados cansados, a alegria do Senhor faz para os cristãos.

Seja a vossa equidade [capacidade de agüentar e entregar tudo] notória a todos os homens (vv5). Paulo aconselha aos irmãos de Filipos que mantenham o equilíbrio, sejam moderados. A moderação tem o poder de acalmar a animosidade e estabelecer a paz. Opõe-se às contendas, ao engrandecimento próprio, ao rigor e a severidade. Como é que esse dever se vincula a alegria? A alegria cristã nos leva à meiguice e tolerância no trato com os outros. Aquele que está feliz com o Senhor não insistirá egoisticamente na obtenção de seus bens. Devemos ser atenciosos para com aqueles que não fazem parte da igreja, e não somente para com os nossos irmãos na fé.

"Perto está o senhor"...; A igreja do Senhor deve estar sempre em dia nas suas relações interpessoais, por causa do dia do arrebatamento que está perto. Esta expressão é um sinalizador do tempo escatológico que ajuda os crentes a resolverem suas pendências. Por mais que alguns se escondam sob uma doutrina quanto à "segurança da salvação", afirmando que uma vez salvo sempre salvo; encontramos na Palavra de Deus textos que advertem para a necessidade de um cuidado especial com esse dia.

E olhai por vós, para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. (Lc 21.34).

"Não estejais inquietos por coisa alguma". Paulo não quer dizer que as pessoas sejam descuidadas e não fazer qualquer tentativa de seus deveres e obrigações. Mas o conselho de Paulo é que devemos transformar essas preocupações em oração. Certa quantidade de cuidadosa consideração é necessária para o cumprimento de qualquer dever. A advertência aqui é contra a ansiedade nervosa, a inquietude e os maus pressentimentos com respeito ao resultado da nossa obra e com respeito ao futuro. Você gostaria de se preocupar menos? Então ore mais.

"A paz de Deus que excede todo entendimento, guardará os vossos sentimentos em Cristo Jesus". Paulo usa um termo militar "guardará" (Gr Phrouresei), que significa "estabelecerá guarda sobre". Essa paz é excepcional porque excede a qualquer nível de compreensão humana. A paz de Deus é diferente da paz do mundo. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. (Jo 14.27).

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.(vv 8-9)

Aquilo que colocamos em nossa mente determina o que falamos ou fazemos. Paulo nos aconselha a programar nossa mente com pensamentos que sejam verdadeiros, honestos, justos, puros, amáveis, de boa fama, virtuosos e louváveis. Crente alimenta a mente com a verdade. Isto também quer dizer que ele tem um filtro, para que nenhuma mentira lhe invada a mente, para contaminá-la. Trata-se de uma via com duas mãos: a verdade expressa e a verdade que ouve. Maus pensamentos produzem maus modos de viver; por outro lado o pensar correto levará ao viver correto.

Tudo o que é honesto. Honesto aqui significa literalmente o que é honroso ou reverente.

Tudo o que é justo. O trato justo em todos os nossos relacionamentos. Crente não tira nada dos outros, nem mesmo sob pretexto de lucros inteligentes.

Tudo o que é puro. Refere-se a pureza no seu sentido mais lato, pensamentos, motivos, palavras e ações livres de elementos que rebaixam e maculam.

Tudo o que é amável. Trata-se das coisas que causam bem estar aos outros.

Tudo o que é de boa fama. Trata-se de atitude que traga reputação admirável, cortesia, agradabilidade, justiça, temperança, verdade e respeito.

Se há alguma virtude. Co esta expressão, ele inclui tudo quanto tenha valor moral e espiritual. Tais coisas sim devem ocupar a mente do crente.

O resultado de fixar nossas mentes nas coisas do mundo será a perda da alegria, da presença íntima e da paz de Deus e, nossos corações sem a proteção. Peça a Deus para ajudá-lo a direcionar sua mente para aquilo que é bom e puro. Acima de tudo leia a palavra de Deus e ore.





Em Cristo

Uilson Camilo.





BIBLIOGRAFIA PESQUISADA

Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal – CPAD

Epístolas Paulinas – Myer Pearlman – CPAD

Bíblia de Estudo Pentecostal - CPAD












2 comentários:

  1. Muito bom esse contexto tudo explicado ,mas era bm se tivesse a conclusão do que foi explicado.

    ResponderExcluir
  2. Prezada Silvia, agradeço pela passagem por nosso Blog e por seu comentário.
    A conclusão cada um tire a sua a luz do que está escrito. Debaixo da oração e meditação da Palavra de Deus não há como errar o alvo.

    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir

Obrigado por acessar Profetizando A Palavra.
Seu comentário é importante para nós.
Deus o abençoe.