sexta-feira, 23 de abril de 2010

A DISCIPLINA REGULAR DA ORAÇÃO


Orai sem cessar (1Ts 5.17)

Isso significa permanecer na presença do Pai, pedindo continuamente sua graça e bênção. "Sem cessar" não significa estar constantemente repetindo orações formais. Pelo contrário, implica em orações de todos os tipos, que vêm ao nosso espírito em todas as ocasiões, durante o dia.Não podemos passar todo nosso tempo de joelhos, mas é possível termos uma atitude de oração em todos os momentos. Esta atitude é construída quando reconhecemos a nossa dependência de Deus, percebemos sua presença dentro de nós e determinamos obedecê-lo completamente. Então consideramos natural fazer orações freqüentes, espontâneas e breves. Uma atitude de oração não é um substituto para nossos momentos regulares de oração, mas deve ser uma abundante extensão destes momentos.

A DISCIPLINA REGULAR DA ORAÇÃOPraticamente nenhum crente conscientizado ignora a importância da oração. Mas a falta de uma disciplina regular de oração depõe, não raro, contra a afirmação que procede de seus lábios. Os discípulos na Igreja Primitiva praticavam e faziam questão de manter uma vida dedicada à oração. Dessa prática resultaram sinais e maravilhas, intervenções miraculosas de Deus e o extraordinário crescimento da Igreja (At 2.43). Lucas cita uma ocasião em que os apóstolos se viram envolvidos num milagre (At 3.1-8). Isso aconteceu quando estavam indo ao templo, à hora da oração: E Pedro e João subiam juntos ao templo, à hora da oração, a nona (At 3.1) Nessa breve referência, não há nenhuma menção de que a oração fosse algo particular ou restrito a um grupo de privilegiados. Seu lugar específico era o Templo e hora marcada era três da tarde, para ninguém ficar de fora.
Todo crente faz bem em dedicar tempo e lugar para a oração. Mais importante, porém, são a sinceridade e a comunhão consciente com Deus, qualidade essas que devem caracterizar toda a oração que se faz a Ele. Uma disciplina exageradamente rígida pode descambar em escravidão, como parece ter acontecido com a comunidade judaica, com seus três períodos de oração diária: as nove da manha, as três da tarde (a nona hora do dia) e ao cair da noite (1 Cr 23.30) só fala em dois períodos diários de oração; mas consulte o Sl 55.7 e Dn 6.10).
Apesar de essa prática regular ser recomendável, cumpre ao crente estar sempre vigilante, para que o período reservado à oração não degenere em mera demonstração externa de piedade. Que ninguém pense que é possível substituir a comunhão sincera e significativa com Deus por demonstrações vãs de religiosidade.
É especialmente significativo o fato de Pedro e João terem ido juntos ao lugar da oração. Por conseguinte, eles estavam juntos quando aconteceu aquele milagre surpreendente. Uma vez mais nos vem à mente o ensino de Jesus: "Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus" (Mt 18.19). Evidentemente, ouve uma certa afinidade de espírito entre aqueles dois homens, resultando na concordância abençoada e santa que atraiu a atenção do Todo- Poderoso.
São importantes as lições a serem aprendidas dessa breve referência à oração: 1- a disciplina na oração é básica para todos os crentes; 2- essa disciplina inclui um tempo específico; e 3- as portas da possibilidade estão abertas par nos reunirmos em oração com outros crentes.
Naquele que é digno de ser glorificado para todo sempre.


Uilson Camilo




Fontes Consultadas:
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal – CPAD
O espírito Santo nos Ajuda a Orar - CPAD

3 comentários:

  1. Caro Pb. Uilson Camilo,
    A Paz do Senhor!

    Deus continue abençando a sua vida!
    Parabéns pela brilhante postagem em assunto tão necessário.
    Um grande abraço!

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  2. Pr. carlos,
    Graça e Paz!
    É sempre uma honra para nós ter sua visita e comentário no Profetizando a Palavra.
    Deus continue abençoando vosso ministério.
    Uilson Camilo

    ResponderExcluir
  3. a paz do senhor amado .DEUS continui te abençoando pois e esta palavra que nos traz edificaçao

    ResponderExcluir

Obrigado por acessar Profetizando A Palavra.
Seu comentário é importante para nós.
Deus o abençoe.