sexta-feira, 24 de abril de 2009

AVIVAVENTO GENUÍNO, SUAS BASES



Por Uilson Camilo

Levando em consideração que este tema "Avivamento" vem sendo pregado com muita freqüência pelos avivalistas de nossa época, sempre com um pouco de exagero por parte de alguns desenformados, resolvi escrever um breve ensaio sobre o tema que apesar de muito pregado (nem sempre usando a palavra avivamento como tema) é pouco ensinado, por isso ouvimos algumas mensagens que são verdadeiros convites a desvios doutrinários e a cometer certas extravagâncias, sempre com o propósito de receber ou desfrutar da chamada unção de avivamento como é pregado por alguns.

Oração do profeta Habacuque sob forma de canto. Ouvi, Senhor, a tua palavra e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia (Hc 3.1-2).

Primeiro vamos recapitular o significado da palavra "Avivar": é o ato de
tornar vivo, ardente, animar segundo o Dicionário Aurélio. Logo quando falamos em avivamento é para reanimar algo ou alguém.

Em nossos dias este avivamento é muito mais anunciado do que buscado é triste dizer isto, mas é a realidade. O avivamento genuíno é uma promessa de Deus ao seu povo como podemos observar em Joel 2.28-32; e Atos 2.16-21; e quando olhamos a nossa volta contemplamos poucos desfrutando desta divina promessa. Olhando para a situação hodierna vemos muito barulho e imitação de avivamento, mas poucas evidências ou sinais do verdadeiro avivamento. Vemos pó ai muitos congressos e conferências de avivamento levando provocando nos participantes sentimentos e reações emotivas sem o toque e a ação do Espírito acabam por passar conforme o tempo. A palavra de Deus nos da vários exemplos de avivamentos que foram além das reações emotivas, mas provocaram no povo um profundo desejo de aproximar-se mais de Deus.

À luz da Bíblia podemos colocar aqui as bases ou pilares do Genuíno Avivamento ou 


Avivamento Bíblico.

Em Habacuque 3, diz o texto "Oração do profeta Habacuque...". A primeira coisa que o profeta fez, ao sentir a necessidade de um verdadeiro avivamento foi orar. Esta deve ser a atitude de todo aquele que deseja ter uma vida avivada. Não adianta participar de conferências de avivamento onde estarão presentes os maiores avivalistas da atualidade, nada vamos receber se não estivermos em constante oração. Ao contrário do que muitos pensam não é o grito do pregador ou um jargão bem colocado que vai liberar (como alguns ensinam) o poder de Deus para vivificar vidas carentes de um avivamento tem que ter oração. Infelizmente uma das coisas que vem perdendo seu valor é a pratica da oração; valoriza-se muito a aparência a capacidade intelectual e esquecem de observar se a pessoa tem uma vida de oração e consagração a Deus. Por isso que estamos vendo crentes e até Igrejas inteiras a beira do fracasso, pois contetam-se com puro emocionalismo e movimentações estranhas na igreja achando que é avivamento. Sem oração não há avivamento. Nunca se teve avivamento sem o pilar da oração. Observamos o que disse Pr. José Antonio dos Santos: Por melhor que sejamos como pregadores ou como membros de uma Igreja, sem oração seremos, na verdade, pregadores e membros apagados, sem vida e fracos.

Busquemos ao Senhor em oração para que seu poder venha nos encher e a chama do Espírito continue ardendo em nossos corações.

Agora que entendemos que o primeiro pilar do Avivamento é oração podemos partir para segundo pilar ou base do verdadeiro avivamento.

Lembremos que no dia de Pentecostes ouve um grande avivamento, antes daquela conversão em massa, primeiro foi feita a exposição da Palavra de Deus por Pedro bom o efeito desta exposição foi milhares de corações quebrantados voltando-se para Cristo. Observamos ai a importância da Palavra de Deus para um genuíno avivamento. A pregação e o ensino da Palavra são de fundamental importância se quisermos desfrutar de um genuíno avivamento (At 2.37; 10.44-46). Em tempos de proliferação de heresias e modismos não podemos abrir mão da palavra, em algumas igrejas a palavra fica em segundo plano gastam o tempo que tem com músicas (não o genuíno louvor) que produzem apenas reações externas e até cansam o povo, pois há lugares que o momento de louvor parece uma discoteca fazem da igreja uma pista de dança; e onde está a palavra?

Por isso que muitos irmãos têm seguido alguns movimentos que só tem aparência de avivamento, mas não passa de barulho e movimento sem vida. Existem também aqueles por conseqüência de vivenciar de uma experiência (duvidosa) de avivamento inventam unções diferentes dizendo terem recebido de Deus revelação de uma nova unção, é unção pra todos os gostos, do leão, da águia, do avestruz parece até zoológico (rsrs) não vou perder tempo aqui citando outras. Todas essas bizarrices acontecem onde a palavra de Deus não tem o seu devido valor e não é observada corretamente, querem extrair da bíblia o que ela não diz. Como disse Pr. Antonio Gilberto em uma ocasião: É a falta da Palavra que gera elevado número de retardados espirituais nas igrejas. Devemos ter equilíbrio na adoração a Deus (Ex 30.34-38; 2 Cr 29.27).

A palavra de Deus promove em nós o verdadeiro temor e desperta a necessidade do avivamento.

Agora que lembramos quais são as bases do verdadeiro avivamento quero aqui também comentar algumas características do genuíno avivamento.

Já vimos que não consiste só em movimentos ou barulho o genuíno avivamento existem algumas evidências que legitimam o verdadeiro avivamento bíblico.

Num verdadeiro avivamento há quebrantamento total pelo Espírito Santo. Onde os irmãos se humilham diante do Senhor confessando seus pecados, acompanhado de profundo arrependimento. Há também conversão de almas a exemplo da primeira pregação de Pedro. Há vidas transformadas regeneradas pelo poder de Deus a viver uma vida de santidade. (Tt 3.5; 2Co 4.16)

Ao contrário do ouvimos pregadores afirmar o Genuíno Avivamento não consiste só de reboliços promovidos por puro emocionalismo, mas é uma obra iniciada com oração baseada nas escrituras e operada pelo Espírito de Deus. O avivamento promovido pelo Espírito leva a igreja não só a experiências singulares com Deus, mas também a cumprir a sublime tarefa de evangelização.

Concluímos com isso que o verdadeiro avivamento é uma intervenção divina na vida da igreja em resposta ao clamor de seu povo.

Precisamos muito nestes dias ser impactados por esse avivamento, precisamos ser despertados para fazer cumprir a vontade soberana de Deus e promover o crescimento da Igreja aqui. Oremos, pois como o profeta; Aviva senhor a tua obra...


 

No amor de Cristo

Uilson Camilo.


 

Fontes consultadas:

BEP – CPAD

MEP – PRINCÍPIO DO AVIVAMENTO BÍBLICO "ANTONIO GILBERTO" CPAD.


 


 


3 comentários:

  1. Prezado Uilson Camilo,
    Graça e Paz!

    Parabéns por este excelente e pertinente texto.
    Mais do que nunca, precisamos de um avivamento genuíno.

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  2. Pr. Carlos, Paz do Senhor

    Muito obrigado, e sempre é uma honra ter seu comentário em nosso Blog.

    DEus continue abençoando seu ministério.
    Uilson Camilo.

    ResponderExcluir
  3. Bendiciones hermano.
    Importante tu artículo y pertinente. Sin Palabra, sin oración y sin santidad no lograremos nada.
    Creo que un cuarto pilar es la práctica de la unidad. Si a la mesa le falta una pata lo que se le ponga arriba se deslizará... Es un sencillo aporte.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir

Obrigado por acessar Profetizando A Palavra.
Seu comentário é importante para nós.
Deus o abençoe.