quinta-feira, 16 de julho de 2009


Joel 2:13 - "Ainda assim, agora mesmo, diz o Senhor. Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor; porque Ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se..."

Qual o significado do "rasgar as vestes" que tanto vemos repetir em trechos da Bíblia? De forma geral, o termo "rasgar as vestes" vem do tempo de Moisés onde era um sinal de arrependimento relacionado com a lepra (os judeus entendiam que a lepra era um castigo divino por causa do pecado-(Lv 13:45)). Mas seu significado acabou abrangendo outros sentidos durante a história como por exemplo sendo um sinal de luto, de tristeza, de blasfêmia, de remorso e angústia, todos sinônimos de emoções fortes.

Nesse trecho não vou me preocupar com o contexto histórico mas sim com o contexto cultural, pois ele apresenta uma lição bastante importante para nossos dias de hoje. Se essa prática de "rasgar as vestes" era um sinal de arrependimento no passado (entre outros) e, até de certa forma, representava "temor a Deus" por meio de uma prática externa, onde alguns homens podiam se fazer uso dessa religiosidade como mero formalismo a fim de apresentar uma falsa aparência de bondade espiritual, podendo assim continuar vazios de sentido e significado, mortos pela ausência da graça de Deus, como devemos nos comportar hoje, diante de Deus, tendo um comportamento de arrependimento e angústia autêntico?

Hoje, devemos chegar a Deus com corações quebrantados e arrependidos! Devemos rasgar por completo nosso coração a Deus (e não nossas roupas), abrindo, SEM RESERVAS, nosso coração. Eu chamaria isso de intimidade com Deus. Falando tudo para Deus "literalmente", inclusive sua indignação com Ele próprio. Lembre-se que não adianta esconder de Deus seus sentimentos. Antes do pensamento chegar a sua cabeça, Ele já sabe o que você vai dizer, por isso não tem problema em dizer o que pensa para Deus (pelo menos para Ele podemos ser assim né?). Ele é onisciente e sabe como somos desde o ventre de nossa mãe. Ele nos ama como somos e não há motivo em esconder nossos sentimentos mais íntimos dEle.

Não existe nada de errado em se sentir angustiado, com medo ou culpa ou até arrependimento por um erro (pecado) ou por uma dor. Cristo também sentiu angústia, medo... também chorou. Isso é natural do ser humano. Mas não é natural se manter no erro. Percebeu o erro, conserta na primeira oportunidade. Somente trazendo a luz nosso problema, medo, erro, admitindo para Deus, para nós mesmos e para outra pessoa a natureza exata de nossas falhas, é que nos faz livres daquilo que nos aprisiona. A verdade liberta! Trazendo à luz, a sequência natural é nossa suplica a Deus para remover todas as nossas imperfeições e defeitos já assumidos diante dEle. Para que esse trabalho de reparação (rasgação de vestes) seja completa, podemos pedir a Deus que nos ajude a lembrar de todas as pessoas as quais prejudicamos (ou achamos que prejudicamos) a fim de reparar os danos causados a elas; seja uma reparação de forma direta, olhando nos olhos (preferencialmente, e se ainda possível) ou por outro meio como por telefone, por exemplo. Claro que sempre medindo se esse "remendo" na nossa história não vai prejudicar outras pessoas. Não estou dizendo que é fácil, mas é uma dor necessária de ser sentida. É como ir no dentista. Sei que vai doer, mas vai doer uma vez só e estou disposto a sofrer essa dor para nunca mais tê-la outra vez. Se eu não for ao dentista, a dor vai me consumir por inteiro. Fazendo um paralelo, se eu não for fazer a reparação com a pessoa machucada por mim, a dor de tê-la feito sofrer, vai me consumir para sempre até que eu me disponibilize a fazer a reparação.

Assumir minhas falhas nunca foi um problema para mim. Cedo ou tarde eu acabo assumindo-as (primeiro para mim e depois para Deus) e essa demora em assumir tais falhas por vezes deixa sequelas, tanto em mim quanto nas pessoas machucadas. Mas se eu olhar para trás e ver como eu era como ser "pouco-Humano" e olhar para o meu eu no presente e ver como estou, posso dizer que sou um protótipo de "ser-Humano", que no mínimo iniciou o caminho certo. Sendo assim, se algum dia, você que lê esta mensagem, teve um atrito comigo, se eu te machuquei de alguma forma, ore para que Deus coloque em meu coração para te procurar. Claro que eu já tenho uma lista de pessoas para fazer as reparações e a hora certa de fazer isso virá em breve, é só uma questão de tempo. Como diz meu pastor, "Não importa se estou certo ou errado, ao invés de tentar ter razão em tudo, quero ser feliz, pensando menos e amando mais" (E.R.). Amém.

www.nelsonkjr.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar Profetizando A Palavra.
Seu comentário é importante para nós.
Deus o abençoe.