terça-feira, 28 de julho de 2009

UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE A FÉ


Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem. Porque, por ela, os antigos alcançaram testemunho. Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. Hb 11.1-3;





O capítulo 11 demonstra a natureza do único tipo de fé aceita por Deus e que triunfará na pior das situações. É uma fé que crê nas realidades espirituais.

A fé sempre tem sido a marca dos servos de Deus desde o começo do mundo. Onde o Espírito regenerador de Deus implanta o princípio, fará que se receba a verdade acerca da justificação por meio dos sofrimentos e os méritos de Cristo. as mesmas coisas que são objeto de nossa esperança são o objeto de nossa fé. é uma firme persuasão e expectativa de que Deus cumprirá todo o que nos tem prometido em Cristo. este convencimento dá a alma o gozo dessas coisas agora; lhes dá uma subsistência ou realidade na alma pelas primícias e antecipação delas. A fé demonstra à mente a realidade das coisas que não se podem ver com os olhos do corpo. É a plena demonstração de tudo o revelado por Deus como santo, justo e bom. Este enfoque da fé se explica mediante o exemplo de muitas pessoas de tempos passados que obtiveram bom testemunho ou um caráter honorável na palavra de Deus. a fé foi o princípio de sua santa obediência, seus serviços notáveis e sofrimentos pacientes.

A Bíblia dá o relato mais veraz e exato de todas as coisas e devemos crê-las sem discutir o relato da criação que dão as Escrituras, porque não corresponde com as fantasias divergentes dos homens. todo o que vemos das obras da criação foi executado por ordem de Deus.

A fé tem importância central na solução dos problemas da vida, porque você e eu fomos criados a fim de sermos cheios da fé. Quando nos enchemos com a fé que vem de Deus estamos a caminho de nos tornarmos o povo que Deus queria que fôssemos. Contudo, ao bloquearmos e impedirmos o fluxo e crescimento da fé em nossa vida segue-se a frustração espiritual e pessoal. Esse bloqueio amplia quaisquer outros problemas que tivermos.

A fé opera de três maneiras na vida do crente. O conhecimento de Jesus e da Palavra de Deus formam a base para a dedicação a Cristo. Mas é com a fé que principiamos a nova vida em Cristo. É esta a fé que dá início ao caminhar cristão.

Mas o simples adentrar a porta da fé não é suficiente. Também precisamos desenvolver a vida cristã. Os cristãos imaturos jamais ousam participar da aventura do viver cristão mais profundo. A vida cristã madura exige que a fé se desenvolva, pois uma fé profunda e genuína leva a um caminhar mais profundo com Cristo. E este o segundo tipo de fé, a fé que vem do desenvolvimento.

Terceiro, é somente por meio da fé que pode­mos receber milagres. Não é preciso ir muito longe para ver que nosso mundo está repleto de necessidades. Por meio da fé podemos liberar o poder de Deus para satisfazer a essas necessida­des. É esta a fé que opera milagres.

A salvação é um dom da graça de Deus, mas somente podemos recebê-la em resposta à fé, do lado humano. A fé em Jesus Cristo é a única condição prévia que Deus requer do homem para a salvação. A fé não é somente uma confissão a respeito de Cristo, mas também uma ação dinâmica, que brota do coração do crente que quer seguir a Cristo como Senhor e Salvador.

E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Mt 4.19;

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida a salvará. Porque que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo? Lc 9.23-25;

No mundo em que vivemos hoje, onde a maioria das pessoas só acreditam naquilo que podem apalpar ou ver, crer no invisível como observamos no versículo 1 do capítulo 11 de hebreus está cada vez mais difícil; uma fé materialista está influenciando muitos cristãos em nossos dias, tudo isso por conta de uma falsa teologia propagada por homens que distorcem as verdades da Palavra de Deus. Onde aprendemos e ensinamos que: Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam. Hb 11.6;

Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. Mt 6.33-34

Estes textos bíblicos refuta o materialismo pregado por alguns pregadores da prosperidade que confundem todos os ensinos da fé que encontramos na Palavra de Deus, primeiro o Reino do Céus e as nossas necessidades são conhecidas pelo Senhor de nossas vidas.

Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 1Pe 5.6-7;

Aqueles que usam a fé só para alcançar riqueza terrena, coisa aparente podem se considerar como um dos mais miseráveis entre os homens.

Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. 1 Co 15:19

Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Rm 4.3;

E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus; Rm 4.20;

Sola Gratia, Sola Scriptura, Solus Christus

Uilson Camilo.

Fontes consultadas:

Bep – CPAD

Com. Bíblico Matthew Henry – CPAD.

2 comentários:

  1. A Paz do Senhor, prezado irmão Camilo.

    Belíssimo ensaio sobre a FÉ...

    Que o Senhor possa acrescentar mais desse dom glorioso sobre nossas vidas, a fim de que possamos agradá-lo em tudo...

    Prossiga firme nesse teu propósito, o Senhor é contigo!

    Abraços,

    Pb. Robson Silva

    ResponderExcluir
  2. Paz Robson Silva,
    E sempre um prazer ter sua visita em nosso Blog, muito obrigado por suas palavras de incentivo.
    Deus te abençoe e sucessos nos blogs editados por ti.
    Um grande abraço!

    Uilson Camilo.

    ResponderExcluir

Obrigado por acessar Profetizando A Palavra.
Seu comentário é importante para nós.
Deus o abençoe.